Início do conteúdo
PRÓ-REITORIA DE ENSINO – PRE

APRESENTAÇÃO – Pró-Reitoria de Ensino

A Pró-Reitoria de Ensino – PRE – é unidade acadêmico-administrativa que tem a competência de orientar, coordenar e propiciar o processo de consolidação da política institucional de ensino de graduação e pós-graduação, articulado à pesquisa, à extensão e à educação básica, produzindo pedagogias que trabalhem numa perspectiva inclusiva.

É composta por quatro coordenações, conforme organograma abaixo, cujo acesso para maior detalhamento pode ser feito através do link https://institucional.ufpel.edu.br/unidades/id/973.

LINK IMPORTANTE

Todas as Coordenações da PRE têm como documento orientador o Regulamento Geral de Ensino de Graduação, disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pre/regulamento-do-ensino-de-graduacao-minuta-de-resolucao/

PRE – CONTATOS 

Sala 110 – Gabinete Pró-Reitoria – Campus Anglo

E-mail: pre@ufpel.edu.br

Telefone: 32844060

 

Coordenação de Ensino e Currículo – CEC

A Coordenação de Ensino e Currículo – CEC, lotada na Pró-Reitoria de Ensino, é o órgão responsável por analisar as demandas da graduação e aprofundar as reflexões e discussões coletivas sobre políticas curriculares e qualificação dos cursos de graduação. 

É constituída por três Núcleos e um Setor: 

1) Núcleo de Bacharelados e Tecnologias e Estágios – NUBATEC;

2) Núcleo de Licenciaturas e Estágios – NULICE;

3) Núcleo de Programas e Projetos – NUPROP; e

4) Setor de Estágios.

O trabalho dos núcleos NUBATEC e NULICE está voltado à orientação e auxílio aos coordenadores de curso e NDEs para a construção e reformulações dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs), tendo como ação a reflexão sobre elementos do universo pedagógico e acadêmico na graduação, discutindo questões pedagógicas relacionadas aos estágios, por meio da integração entre a universidade e o mundo do trabalho. Os aspectos legais e operacionais institucionais, ligados aos estágios: orientações institucionais, documentação, seguro, etc., são atendidos pelo Setor de Estágios.

O NUPROP é responsável pela análise, encaminhamento e acompanhamento dos projetos de ensino vinculados aos cursos de graduação da UFPEL, pelos processos de seleção de projetos de ensino contemplados com bolsas de iniciação ao ensino, atuando diretamente na elaboração de Editais e de Normas para a implementação das bolsas. É responsável também pela gestão dos Grupos PET (Programas de Educação Tutorial) e Mobilidade Acadêmica Nacional.

Na aba deste tutorial destinada à CEC estão disponíveis infográficos, que apresentam mais detalhadamente os Núcleos citados e demais orientações específicas relativas ao setor. 

CEC – CONTATOS

Salas: 103 e 104 – PRE – Campus Anglo

E-mails: 

cec.pre@ufpel.edu.br 

NULICEufpel@ufpel.edu.br 

nubatec@ufpel.edu.br 

nuprop@ufpel.edu.br

estagio.pre@ufpel.edu.br 

Telefones: 3284-4063/3284-4060

https://wp.ufpel.edu.br/cec/

 

Coordenação de Pedagogia Universitária – CPU

A Coordenação de Pedagogia Universitária – CPU, lotada na Pró-Reitoria de Ensino, é o órgão responsável por planejar e desenvolver a política de formação continuada para professores, coordenadores de curso e membros dos Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de graduação.

É constituída por dois Núcleos 

1) Núcleo de Articulação com as Coordenações de Curso – NUAC;

2) Núcleo de Formação de Professores – NUFOR;

O NUAC é o órgão responsável por estimular e desenvolver políticas institucionais de incentivo à capacitação de coordenadores de cursos e de membros de Núcleos Docentes Estruturantes, visando atender as demandas administrativas e didático-pedagógicas.

O NUFOR é o órgão responsável por fortalecer uma política institucional de incentivo à formação continuada do corpo docente, respondendo às principais necessidades pedagógicas evidenciadas na Universidade por meio das avaliações internas e diagnósticos existentes ou a serem realizados, bem como desenvolver mecanismos de divulgação das práticas e pesquisas em pedagogia universitária. Faz parte deste núcleo o repositório de publicações sobre pedagogia universitária OUSIA.

Na aba deste tutorial destinada à CPU estão disponíveis infográficos que apresentam mais detalhadamente os Núcleos citados e demais orientações específicas relativas ao setor. 

CPU – CONTATOS

Salas: 105A – PRE – Campus Anglo

E-mails: 

nuac.ufpel@gmail.com

nufor.ufpel@gmail.com 

Telefones: 3284-4076

https://wp.ufpel.edu.br/cpu/

 

Coordenação de Programas de Ensino a  Distância – CEPED

A Coordenação de Programas de Ensino a Distância – CEPED é um órgão vinculado à Pró-Reitoria de Ensino, cujo objetivo principal é o de fomentar a Educação a Distância na Universidade Federal de Pelotas, buscando sua ampliação e constante qualificação.

Sobre modalidades de ensino

Ensino Presencial: Tradicionalmente se reconhece o ensino presencial como a modalidade em que o processo de ensino-aprendizagem se realiza com a presença física de professor(es) e aluno(s) ao mesmo tempo e no mesmo local.

Ensino a Distância: Conforme o Decreto 9.057, de 25.05.2017, que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB,) caracteriza, em seu Art. 1º, a educação a distância como “a modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorra com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com pessoal qualificado, com políticas de acesso, com acompanhamento e avaliação compatíveis, entre outros, e desenvolva atividades educativas por estudantes e profissionais da educação que estejam em lugares e tempos diversos”.

Na aba deste tutorial destinada à CEPED estão disponíveis infográficos que apresentam serviços do setor, com respectivos detalhamentos e orientações, que atuam como apoio às demandas pedagógicas dos Cursos.

 

CEPED – CONTATOS

Sala 102 – PRE – Campus Anglo 

E-mail: uab.ufpel.secretaria@gmail.com

(53) 3284-4068

https://wp.ufpel.edu.br/ead/

 

Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA

A Coordenação de Registros Acadêmicos – CRA– é o órgão responsável por realizar o registro da vida acadêmica do estudante dos cursos de graduação, desde seu ingresso até sua diplomação. 

CRA – CONTATOS GERAIS

Endereço: Rua Gomes Carneiro, 01, Campus Anglo, Bloco A, Sala 111 A

Centro, Pelotas-RS, CEP 96010-610

E-mail: dra.secretaria@gmail.com

Telefone: +55 (53) 3284 4070 / +55 (53) 3284 4071

https://wp.ufpel.edu.br/cra/

 

A estrutura interna do CRA é dividida nos seguintes Núcleos e Setores:

Núcleo de Registros de Diplomas

Órgão responsável por realizar a conferência da documentação final dos graduados, emitir e registrar os respectivos diplomas conferidos por esta Instituição e derealizar o registro de diplomas de outras instituições, inclusive estrangeiras, revalidados pela UFPel.

Sala 111 – PRE – Campus Anglo

E-mail: diplomas@ufpel.edu.br

Telefone: +55 (53) 3284 4069

 

Núcleo de Currículos e Históricos

Órgão responsável por receber os projetos pedagógicos dos cursos para atualização e cadastro das matrizes curriculares no sistema acadêmico, bem como por conferir o cumprimento das exigências para conclusão de curso.

Sala 108 e 109 – PRE – Campus Anglo

E-mail: dracurriculos@gmail.com

Telefone: +55 (53) 3284 4075

 

Núcleo de Matrículas e Cadastros

Órgão responsável pelos processos de matrícula dos discentes e de ocupação das vagas ociosas; pelo cadastro de ingressantes; pelo registro de mobilidade acadêmica, de aproveitamento de estudos e de desligamento de estudantes.

Sala 108 e 109 – PRE – Campus Anglo

E-mail: dranotas@gmail.com

E-mail (Ensino a Distância): uab.dra@gmail.com

Telefone: +55 (53) 3284 4074

 

Seção de Atendimento e Informação

Órgão responsável por prestar atendimento aos alunos e à comunidade em geral, com vistas ao fornecimento de informações relativas aos processos que envolvem o registro da vida acadêmica e ao trabalho desenvolvido na coordenação.

Sala 107 – PRE – Campus Anglo

E-mail: dra.alunos@gmail.com

Telefone: +55 (53) 3284 4067

 

Seção de Editais e Apoio Administrativo

Órgão responsável por apoiar as atividades administrativas e publicar os editais e comunicados de matrícula, atuando em todo processo de seleção, desde o recebimento das inscrições até a divulgação dos resultados finais.

Sala 107 – PRE – Campus Anglo

E-mail: dranotas@gmail.com

Telefone: +55 (53) 3284 4073

 

Na aba deste tutorial destinada à CRA é possível encontrar explicações específicas sobre encaminhamentos da rotina de funcionamento dos cursos na relação com discentes, docentes e com demandas de cunho administrativo, a exemplo de abono de faltas, aproveitamento de disciplinas, correção de matrícula, exercícios domiciliares, entre outras características do dia a dia das graduações.