NÚCLEO DE REGULAÇÃO DE CURSOS – NRC

Página 1

Apresentação

O Núcleo de Regulação de Cursos – NRC (ligado à PROGIC) é responsável pelo acompanhamento e gestão dos processos regulatórios dos cursos de graduação da UFPel, relativos ao Sistema de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

No NRC está lotada a Procuradoria Educacional Institucional. A PEI é o responsável pela Regulação de Cursos de Graduação, monitorando e mantendo atualizados os dados da instituição junto aos diversos órgãos de regulação e supervisão do ensino superior. É um cargo técnico que trabalha diretamente com os coordenadores de cursos de graduação  nos processos de avaliação externa (reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos – ENADE e avaliações in loco) de acordo com o ciclo avaliativo dos cursos. Os cursos que não participam do ENADE têm sua renovação de reconhecimento através de avaliação in loco.

Em todas as fases dos processos de avaliações externas (ENADE e avaliação in loco) são realizadas reuniões e treinamentos com as Coordenações dos cursos e Secretários dos colegiados. Além desses atores, dependendo das demandas, são chamados a participar das reuniões e treinamentos o Diretor da Unidade Acadêmica a que pertença o curso, a Coordenação das Bibliotecas e representantes da PRE, CEC, CRA, PROPLAN, etc.

ATENÇÃO

– É imprescindível que os colegiados mantenham atualizados os seus dados junto ao NRC: sempre que houver um novo coordenador eleito, enviar/atualizar os seguintes dados: nome, CPF, nº de telefone e e-mail (para atualização do cadastro do curso no sistema e-MEC);

É importante salientar que a alteração de coordenação só é realizada mediante a publicação de portaria designando o novo coordenador.

Principais Normativas da regulação

Decreto 9.235/2017 – Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino.

Portaria 840/2018 – Dispõe sobre os procedimentos de competência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP referentes à avaliação de instituições de educação superior, de cursos de graduação e de desempenho acadêmico de estudantes.

NRC – CONTATOS

Sala 406 B – Campus Anglo – Rua Gomes Carneiro, 01