Início do conteúdo
Palestrantes – II Seminário Internacional Convergências

Anna Anders (Universidade das Artes, Berlim)
Anna Anders produz filmes, projeções, instalações de vídeo e objetos desde o final dos anos 80. Já apresentou seu trabalho em inúmeros festivais internacionais, exposições e feiras e, desde 2005, é professora na Universidade de Artes de Berlim nos programas de Comunicação Visual e Arte e Mídia.
https://www.anna-anders.de/

Bettina Rupp (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)
Professora no Curso de Artes Visuais, DEART – UFRN. Coordena Projeto de Pesquisa: Perspectivas em Arte Contemporânea: gênero e invisibilidades. Desde 2012, vem realizando curadorias de diversas exposições, entre elas, a individual de Glaucis de Morais na Galeria Iberê Camargo e a de Vivian Lockmann no MAC-RS.
https://ufrn.academia.edu/BettinaRupp

Claudio Bueno (plataforma Explode!)
É artista, pesquisador, professor, etc. Em suas pesquisas tem explorado as relações entre corpos, espaços e tecnologias, com ênfase em modos de estar, aprender e fazer junto. Desenvolve instalações, performances, ações coletivas e textos que exploram o cruzamento desses campos.  Seu interesse atual está nos saberes periféricos, singulares, não hegemônicos e fora da norma. Saberes transmitidos por meio de conversas, encontros, trocas e modos de aprendizagem outros, que possibilitem alguma abertura às linguagens e repertórios previamente estabelecidos no campo artístico.
http://buenozdiaz.net/

Daniel Lima (ECA-USP, Invisíveis Produções)
Nascido em Natal, 1973. Vive e trabalha em São Paulo. Daniel Lima é bacharel em Artes Plásticas pela Escola de Comunicação e Artes da USP e Mestre em Psicologia Clínica pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC/SP. Desde 2001 cria intervenções e interferências no espaço urbano. Próximo de trabalhos coletivos, desenvolve pesquisas relacionadas a mídia, questões raciais e processos educacionais. Membro fundador da A Revolução Não Será Televisionada, Política do Impossível e Frente 3 de Fevereiro. Dirige a produtora e editora Invisíveis Produções.
http://www.danielcflima.com/

Fernando Iazzetta (Universidade de São Paulo)
Professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). É coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo.  Tem trabalhado regularmente na produção de performances interativas e eventos multimídia.  Suas áreas de interesse são: sonologia, música e tecnologia, estudos do som, arte sonora, experimentalismo na música e acústica musical.
http://www2.eca.usp.br/prof/iazzetta/

João Simões (Plataforma Explode!)
É artista, pesquisador, curador, produtor cultural e educador. Desenvolve a plataforma Explode!, com Cláudio Bueno, abordando questões de classe, raça e gênero a partir de manifestações de arte e cultura das periferias. Atualmente desenvolve pesquisa para seu projeto Mama Jo, alterego que pretende tensionar, através da performance, música, spokenword e montação as dimensões do corpo dentro das normatizações sociais.
http://explode.life/

Lilian Campesato (Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo)
Musicista e pesquisadora com ênfase na experimentação de meios híbridos e não usuais de criação sonora, especialmente performances. Seus trabalhos exploram o uso da voz e gesto combinados a recursos eletrônicos e audiovisuais. Atualmente é pesquisadora junto ao Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo, no qual investiga os discursos acerca dos contornos e limites da música. Foi uma das criadoras do Sonora, um grupo dedicado à discussão da participação das mulheres na música.
https://liliancampesato.tumblr.com/

Marcus Bastos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
É professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Publicou os livros Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007 ebook), além de organizar Cinema Apesar da Imagem (com Gabriel Menotti e Patricia Moran, Intermeios 2016) e Mediações, Tecnologia, Espaço Público: panorama crítico da arte em mídias móveis (com Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli, Conrad, 2010).
http://www.eventualidades.net/

Renata Sampaio (artista e pesquisadora independente)
Renata Sampaio é artista, educadora e curadora independente. É formada em Artes Cênicas pela UNIRIO e possui produção em performance e video-arte, tendo participado de exposições coletivas em cidades do Brasil, Portugal e Espanha. Possui 14 anos de experiência como mediadora cultural, tendo sido no último ano co-coordenadora do programa educativo da 11° Bienal do Mercosul – O Triângulo Atlântico.
http://cargocollective.com/sampaiorenata/

Rodrigo Gontijo (Centro Universitário Senac-SP)
É artista, pesquisador e professor no Centro Universitário SENAC e na Academia Internacional de Cinema (AIC). Desenvolve projetos de live cinema, performance, cinema expandido, instalações e documentários que trazem visibilidade a grupos em situação de exclusão social. Seus trabalhos individuais e coletivos já foram apresentados em diversas mostras e festivais no Brasil, Argentina, Espanha, Marrocos e Canadá e premiados pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA – 2005 e 2008) e Festival de Gramado (2005).
https://rodrigogontijo.com/