Início do conteúdo
Seminário Internacional Convergências

O Seminário Internacional Convergências tem como campo problemático as retroalimentações entre diferentes práticas artísticas experimentais e circuitos independentes de arte, reunindo anualmente em Porto Alegre pesquisadores e artistas de diferentes instituições brasileiras e estrangeiras.

Na primeira edição do evento, realizada em março de 2018, foram privilegiadas pesquisas se encontram na fronteira entre as artes visuais, a música e o cinema. Outra questão que permeou as discussões do seminário foram as inter-relações entre investigação teórica e prática artística e entre o contexto acadêmico universitário e os circuitos de produção cultural experimental. A programação do evento contemplou abordagens múltiplas destes domínios por meio da composição das mesas de debates, palestrantes convidados e sessões de performances audiovisuais.

A segunda edição do Seminário Internacional Convergências ocorrerá entre 9 e 11 de outubro de 2019, no Instituto Goethe de Porto Alegre e no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A temática geral do evento é Pós-digital: perspectivas políticas nas relações entre tecnologia e arte. Nesta edição contaremos a participação da Prof.ª Dr.ª Anna Anders (UdK, Berlin), a exibição dos trabalhos do Festival Internacional de Performances Mínimas Urbanas en Vídeo (em parceria com a Universitat Politècnica de València), apresentação de performances audiovisuais e mesas de discussão temáticas.

[English version]

[Chamada de trabalhos]

[Programação]

[Palestrantes]

[Comissão científica]

[Caderno de resumos]

[Edições anteriores]

 

Comissão Organizadora

Prof.ª Dr.ª Alessandra Bochio (UFRGS)

Prof. Dr. Felipe Merker Castellani (UFPel)

Prof.ª Dr.ª Marina Polidoro (UFRGS)

 

Apoio:

logos