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Encontros sobre o Poder Escolar: formação continuada de profissionais da educação básica

Encontros sobre o Poder Escolar: formação continuada de profissionais da educação básica

Situação: Em execução

Resumo: O projeto tem como propósito promover ações de formação continuada que contribuam para a qualificação do trabalho docente e cooperem na construção de projetos político-pedagógicos autônomos e democráticos. Foi iniciado no ano de 2001 em parceria com seis instituições, as quais possuem representantes na comissão organizadora das ações do projeto. São elas: Universidade Católica de Pelotas; Conselho Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; 5ª Coordenadoria Regional de Educação; IFSul-Rio-Grandense e 24º núcleo do CPERS-Sindicato. Desenvolve-se através de ações com toda a comunidade escolar, conforme demandas identificadas. A culminância é um evento bianual chamado Encontros sobre o Poder Escolar, com a presença de, em média, 1500 docentes. Nele os professores e professoras, através das mesas de apresentação de experiências, tornam-se protagonistas da sua formação e, também, participam de conferências, painéis e atividades culturais. A proposta fundamenta-se em quatro pressupostos: os docentes, na sua prática pedagógica, produzem saberes; os professores aprendem na troca de experiências, no encontro, no trabalho conjunto e colaborativo; o exercício da reflexão crítica sobre a prática é uma exigência da relação entre a teoria e a prática na qual evita-se tanto o ativismo quanto o discurso descolado da realidade objetiva; e o entendimento de que as mudanças desejadas na educação escolar dependem da construção coletiva, democrática e autônoma de seus projetos. Ao longo de mais de uma década, já faz parte da cultura de formação das escolas da rede pública de Pelotas e região. Envolve alunos da graduação como bolsistas e monitores. O projeto faz uma articulação com as escolas de educação básica da rede pública, possibilitando aos alunos do Curso de Pedagogia referentes de articulação entre a teoria e prática escolar. O projeto tem, pelo seu tempo de duração e importância, um acervo depositado no Centro de Estudos e Investigações em História da Educação (CEDOC) da UFPel. São anais dos eventos, fichas de avaliação dos participantes, vídeos e áudios de conferências e atas de reuniões.

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Instrumento Realizado: Contrato

Dados Técnicos:

Dispensa de Licitação: 13/2017

Número do Instrumento: 06/2017

Número do Processo: 23110.000805/2017-68

Vigência do Instrumento: 24/02/2017 – 20/07/2018

Vigência do Projeto: 09/01/2017 – 29/12/2018

Coordenador: Lígia Cardoso Carlos

Fiscal Titular: Dirlei de Azambuja Pereira

Fiscal Suplente: Lúcia Maria Vaz Peres

Dados Financeiros:

Fundação responsável: Fundação Delfim Mendes Silveira

Valor nominal do Instrumento: R$ 45.500,00