Avaliação de Duas Intervenções Com Pais, Focadas na Melhoria das Condições de Desenvolvimento na Primeira Infância e Prevenção da Violência em uma Cidade de Porte Médio do Sul Brasil

Situação: Em execução

Resumo: A violência é a principal causa de mortes entre jovens no Brasil e uma importante causa de adoecimento mental, instabilidade social e altos custos econômicos para o país. Cientistas identificaram que a primeira infância é um período sensível, em que o apoio dos pais pode ter um grande impacto no desenvolvimento das crianças e assim, reduzir o risco de comportamentos agressivos precoces que podem levar ao envolvimento com violências no futuro. Em países de alta renda, como os EUA, tem sido mostrado que programas de acompanhamento intensivo das famílias e que trabalham o desenvolvimento na fase pré-escolar melhoram as práticas parentais com as crianças, bem como apresentam resultados positivos em fatores como desempenho escolar, emprego e redução de envolvimento com criminalidade na idade adulta. Entretanto, em países com rendas mais baixas, os significativos investimentos a curto prazo e a necessidade de profissionais altamente treinados tornam estes programas inviáveis. Sendo assim, a Organização Mundial da Saúde declarou a necessidade urgente de avaliação e implementação de intervenções de baixo custo com pais nestes países, com o objetivo de enfocar o desenvolvimento infantil e prevenir violências. Este estudo irá avaliar, através de um ensaio controlado randomizado, dois programas de intervenção com pais, de curta duração e baixos-custos, visando melhorar as condições de desenvolvimento infantil e reduzir a ocorrência de violência em uma cidade de médio porte, no sul do país. O estudo será realizado com 440 crianças de três anos, pertencentes à Coorte de Nascimentos de 2015 de Pelotas.

ver no Portal Institucional

Instrumento Realizado: Contrato