Arte na Escola

Projeto Arte na Escola – Pólo UFPEL

Desde 1995 o Centro de Artes/UFPEL abriga o Projeto Arte na Escola, a partir de um convênio entre a UFPEL e o Instituto Arte na Escola. O Instituto Arte na Escola resulta da institucionalização do Projeto Arte na Escola, criado em 1989 pela Fundação Iochpe. Tem como missão incentivar o ensino da Arte por meio de formação contínua do professor do ensino básico, investigando e qualificando processos de aprendizagem.
São 50 pólos presentes em 46 cidades de 22 Estados brasileiros, unidos por um ideal: melhorar o ensino da arte no país. A Rede Arte na Escola reúne universidades, instituições culturais e educacionais, que qualificam professores dos níveis infantil, fundamental e médio e os estimulam a formar jovens mais perceptivos, criativos e críticos de sua realidade.

O compromisso do Pólo UFPEL é divulgar o acervo de mais de 300 DVDs sobre arte junto aos professores da rede de ensino básico de Pelotas, comunidade acadêmica e região Sul do Estado. Além da divulgação do acervo, manter ações de formação continuada com a pretensão de refletir sobre novas práticas metodológicas de ensino da Arte na escola.

Sobre o Instituto Arte na Escola
O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica.

Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a auto-expressão e à criatividade.

http://artenaescola.org.br

 

null