08/02/2015 - 21:08

Dúvidas Frequentes

O que é Incubação?

Incubação e empreendedorismo são termos cada vez mais utilizados no mercado de trabalho. Mesmo apresentando um grande crescimento nos últimos anos, a incubação é um processo que ainda é desconhecido por muitos profissionais. E você? Sabe o que é a incubação, seu real significado e, fundamentalmente, qual o seu papel na formação de um empreendedor capacitado para encarar as dificuldades e desafios do competitivo mercado de trabalho?

A incubação é uma estrutura criada para estimular a criação e o desenvolvimento de micro e pequenas empresas industriais ou de prestação de serviços, empresas de base tecnológica ou de manufaturas leves, por meio da formação complementar do empreendedor em seus aspectos técnicos e gerenciais.

As empresas incubadas contribuem para o desenvolvimento socioeconômico, na medida em que são potencialmente capazes de induzir ao surgimento de unidades produtivas que geram grande parte da produção industrial e criam a maior parte de postos de trabalho no país, a custos bem reduzidos por emprego gerado. Há incubadoras de empresas geridas por órgãos governamentais, universidades, associações empresariais e fundações.

 

Como se incubar?

Apesar de possuir uma série de vantagens, uma empresa incubada precisa respeitar regras e obrigações para garantir os benefícios a que tem direito. Quando um projeto voltado ao empreendedorismo é aprovado e passa a tornar-se uma empresa incubada da Conectar, este projeto deverá respeitar todas as condições estabelecidas pelo edital da Instituição.

Conheça quais são os itens e obrigações necessários para tornar-se uma empresa incubada na Conectar:

 

Processo Seletivo de Ingresso no Sistema de Incubação

Após a abertura do Edital, deverá ser encaminhada a documentação solicitada, bem como um pré-plano de negócios, para que o Comitê Gestor possa avaliar a viabilidade do projeto.

Para ser uma empresa incubada na Conectar, é preciso que os projetos e ideias de novos empreendedores sejam preparados de acordo com regras pré-estabelecidas. O processo para seleção de projetos ocorre mediante Edital. Após a entrega da documentação, os proponentes são entrevistados e suas propostas avaliadas pelo Comitê Diretor da Incubadora.

 

Períodos de Incubação

O período de incubação na Conectar  compreende as fases de pré-incubação – 6 meses, podendo ser reduzido em qualquer tempo mediante avaliação da Coordenação da Incubadora e Comitê Gestor – e de incubação – até 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período, às vistas das especificidades dos projetos.

Terminado o período de incubação, a empresa estabelece uma nova forma de relação com a Incubadora, chamada de pós-incubação, na qual conta com o apoio das instituições parceiras, num processo gradual de desligamento.

 

Vantagens de ser uma empresa incubada da Conectar

Na Conectar você e sua empresa podem obter muitas vantagens, necessárias para quem está começando um negócio e sente falta de “guias” com experiência profissional. Conheça na lista abaixo os benefícios de ser uma empresa incubada pela Conectar.

Espaço físico adaptado para alojar micro e pequenas empresas: a estrutura conta com uma sala de reuniões, quadro de anotações e datashow para apresentações -, recepção, ar condicionado, excelente localização, copa, banheiros e contato direto com a direção da Conectar;

O ambiente composto por diversas empresas incubadas propicia um ambiente extremamente favorável ao conhecimento, troca de ideias e aprendizado mútuo, além de palestras e treinamentos de apoio oferecidos pela direção da Conectar;

Assessoria para a gestão técnica e empresarial;

A proximidade com a direção da Conectar oferece a oportunidade a cada uma das empresas incubadas de dirimir dúvidas e obter orientação nas mais diversas questões ligadas ao empreendedorismo;

Infraestrutura e serviços compartilhados;

A Conectar oferece a todas as suas empresas incubadas serviços agregados, como salas de reunião, telefone, acesso à internet durante todo o dia, além do suporte em informática;

Acesso a mecanismos de financiamento;

O fato de ser uma empresa incubada favorece na busca de mecanismos de financiamento. Nesse sentido, a Conectar oferece todo o suporte necessário, além de informar continuamente sobre a existência desses mecanismos;

O contínuo auxílio e orientação garante maior segurança às novas empresas no que diz respeito aos investimentos e aos processos de inovação que a organização está propondo-se a fazer;

Processos de acompanhamento, avaliação e orientação;

A Conectar oferece total acompanhamento e orientação a todas as suas incubadas. São palestras e cursos constantes que visam a aprimorar o conhecimento geral de mercado e de novas tendências que possam resultar em retornos comerciais a cada uma das empresas incubadas.

 

Vantagens para os empreendedores

Não é só a empresa que ganha com a incubação. O profissional empreendedor também recebe uma série de benefícios por estar ligado a Conectar.

Assistência para aproximar o conhecimento teórico do prático;

Constante apoio prestado ao empreendedor quando o assunto diz respeito a dúvidas e orientações em termos de tendência de mercado, público-alvo, qualidade dos produtos, marketing e todas as questões que envolvem o bom funcionamento da organização;

Acesso a mercados e redes de relações;

Uma empresa incubada na Conectar está automaticamente ligada a UFPel e, em vista disso, acaba envolvida por uma rede de contatos e relacionamentos que podem trazer, tanto no presente como no futuro, importantes negócios para a empresa e para o próprio relacionamento pessoal do empreendedor.

Criar cultura de gestão, inovação e planejamento;

Incentivar práticas gerenciais para a competitividade.

 

Público-Alvo das incubadoras

As incubadoras geralmente buscam um público que atenda a determinado perfil, que deve estar ajustado aos ideais da incubadora, bem como se enquadrar nas propostas da entidade.

Empreendedor que queira ter seu próprio negócio.

Evidentemente, para ser uma empresa incubada na Conectar, é necessário ao profissional responsável pela nova organização o interesse pelo empreendedorismo e a busca por novas formas de administração, além do interesse pelo estudo contínuo e pela especialização.

Empresas em fase inicial de constituição são um grande alvo das incubadoras pela necessidade que possuem de um auxílio orientado nos mais diversos pontos que formarão a empresa.

Empresas já constituídas, que precisem de orientação e, especialmente, de um projeto mais elaborado para definir seu negócio também estão entre as principais candidatas a tornarem-se uma empresa incubada.

A incubação também pode ocorrer apenas para o setor de desenvolvimento tecnológico da empresa, sem que toda a organização seja orientada pelas incubadoras.