Voltar para Acervo Temático / Fontes Digitais

Educação

Clique no card para acessar as fontes catalogadas:

 

Os últimos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro podem ser caracterizados pelos esforços de mecanização da educação, retrocesso no que diz respeito a tópicos pedagógicos e ataques ao legado do educador brasileiro Paulo Freire. São visíveis as criticas direcionadas ao sistema educacional brasileiro e as figuras que lutaram ativamente por uma educação de qualidade. 

Portanto, trazemos as falas do ex-presidente  como forma de enriquecer as pesquisas acerca das respectivas temáticas, mas também, para relembrar os empecilhos que a educação brasileira recentemente enfrentou.

←  Para mais informações, clique no card ao lado.-

 

Responsáveis pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento; Maria Portilho Bagesteiro.

____________________________________________________________________________________________________________________________

Nos últimos anos, os casos de violência em ambiente escolar, sobretudo contra professores, tem aumentado consideravelmente. Questões como a banalização da violência, o Bullying,  a propagação de discursos de ódio em ambiente virtual e uma cultura juvenil delituosa e agressiva, são apontadas como possíveis causas de tal fenômeno. 

Diante disso, julgamos  necessário reunir um acervo de fontes sobre os recentes massacres em escolas do Brasil, propiciando assim aos pesquisadores  vasto material para quem pretende se debruçar sobre o assunto em busca de explicações e possíveis soluções para tão trágico cenário.

←  Para mais informações, clique no card ao lado.

 

Responsável pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

Educação Pós-Bolsonaro

A educação, durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) foi amplamente marcada por descasos, ataques, cortes de verbas, sucateamentos, dentre outros.  Sabe-se que mesmo Bolsonaro já não sendo mais o presidente do Brasil, os ecos do bolsonarismo ainda continuam por diversas secretarias de educação na figura de gestores que continuam desenvolvendo ações que remetem a política do governo anterior. Neste sub-eixo, coletamos fontes sobre a educação pós-bolsonaro. 

Para mais informações, clique no card acima

Responsável pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento.

_____________________________________________________________________________________________________________________________