Voltar para Acervo Temático / Fontes Digitais

Direitos Humanos

Clique no card para acessar as fontes catalogadas:

A crise que “explodiu” em Fevereiro de 2022 incutiu consequências em grande parte dos países do mundo (inclusive no Brasil), no entanto, um tema recorrente ao conflito é os Direitos Humanos, que sofre drasticamente abusos e violações desde seu inicio.

Diante disso, armazenamos fontes digitais como notícias e artigos acerca da temática, trazendo a repercussão do conflito em escala mundial na perspectiva dos DH, retornando a um passado não tão distante que conflita com o presente.

←  Para mais informações, clique no card ao lado.

 

 

Responsáveis pela coleta: Wilian Bonete; Arthur Garcia Betemps.

_____________________________________________________________________________________________________________________________

 

A partir de janeiro de 2023 os principais jornais do país denunciaram uma grave situação de violação dos direitos humanos enfrentada pelos povos da reserva indígena Yanomami. Entre 2019 e 2022 várias crianças acabaram vindo a óbito por conta de doenças tidas como evitáveis. Desnutrição, contaminação por mercúrio  (produto do garimpo ilegal), e enfermidades como a malária estão entre as principais causas do crescimento da mortalidade infantil na referida terra indígena.  

Desse modo, buscamos agregar fontes digitais que  trazem a repercussão midiática desse fatídico acontecido.  

←  Para mais informações, clique no card ao lado.

 

Responsável pela coleta: Vitória Gonçalves do Nascimento.