Projetos de extensão – 2017

Português/Francês (GRADUAÇÃO) Português/Inglês (GRADUAÇÃO)(GRADUAÇÃO) Português/Espanhol (GRADUAÇÃO) Português/Alemão (GRADUAÇÃO) Letras (MESTRADO ACADÊMICO)
O projeto se apresenta como um conjunto de cursos na área de línguas estrangeiras e portuguesa. Os cursos oferecidos são divididos em níveis, que podem ser cursados em sequência a cada semestre letivo. Ao término de cada semestre, os alunos aprovados são certificados do nível de conhecimento.Proporcionar cursos de línguas à comunidade em geral, contribuindo para o conhecimentos de diferentes línguas e culturas.
ALINE COELHO DA SILVA      30/03/2017 31/08/2018 – Coordenadora
DANIELA SILVA AGENDES      30/03/2017 31/08/2018 – Coordenadora Adjunta

Curso: Jornalismo

Promover, no ciberespaço, um suporte para os acadêmicos de jornalismo, bem como, aos internautas, para executar os conhecimentos adquiridos em práticas jornalísticas e oferecer um meio de inteligência coletiva, respectivamente na área do Webjornalismo.
CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ 03/05/2017 26/04/2018 – Coordenador

MICHELE NEGRINI 27/04/2017 26/04/2018 – Coordenador Adjunto

Cursos: Letras – Português (GRADUAÇÃO) // Jornalismo (GRADUAÇÃO)
O Projeto de Extensão Café e Palavras tem como propósito  congregar professores e estudantes em palestras sobre diversos temas que derivam ou que estejam diretamente relacionados com as áreas de linguística, Comunicação, literatura e áreas afins. Em termos gerais é possível considerar o alcance de dois domínios de extensão apreendidos pelo Café e Palavras: em primeiro lugar, o estabelecimento de um espaço de diálogo entre as mais diversas áreas compreendidas no corpo da universidade;em segundo, a abertura das discussões para a sociedade por meio de participações direta e indireta nos debates do Café. A relevância do Projeto Palavras e Café para a sociedade pauta-se no sentido de proporcionar importantes momentos de reflexão e de aprendizado, por meio de palestras, colóquios, além de fornecer ferramentas significativas, que contribuem para o desenvolvimento de competências que alimentam nosso universo e currículo pessoal e profissional. As palestras versarão sobre os seguintes temas: Literatura africana, Preconceito Linguístico, Artistas pelotenses, Ciência e Produção, Feminismo.
VANESSA DOUMID DAMASCENO – Coordenadora

Curso: Jornalismo

O Projeto Federal em Campo tem como foco a realização de programas de rádio para a Rádio Federal FM, com foco principal no futebol amador e profissional da cidade de Pelotas, envolvendo os três principais clubes de futebol da cidade, a saber, Grêmio Esportivo Brasil, Esporte Clube Pelotas e Grêmio Atlético Farroupilha.
Ações: Realizar a transmissão ao vivo dos jogos dos principais times de futebol profissional masculino e feminino  de Pelotas e a divulgação semanal dos eventos esportivos da cidade.
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM 01/06/2017 22/12/2017 – Coordenador
FELIPE MARQUES COUTO                        01/06/2017 22/12/2017 – Coordenador Adjunto

Curso: Jornalismo (GRADUAÇÃO)

Este trabalho tem como objetivo potencializar a produção de programas telejornalísticos voltados à divulgação de ações da UFPEL para a comunidade.
Realizar reflexões sobre o telejornalismo e realizar um telejornal para veiculação quinzenal.
Conhecer as formas de abordagem da notícia em telejornalismo e em Webtelejornalismo.- Entender os aspectos técnicos que envolvem a produção da informação televisiva.- Produzir informações de âmbito audiovisual para divulgação no meio televisivo e na Web. Produzir um telejornal quinzenal para veiculação na TV Câmara e na web. Elaboração de programas telejornalísticos.
MICHELE NEGRINI 03/05/2017 03/05/2018 – Coordenadora
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO 03/05/2017 03/05/2018 – Coordenadora Adjunta

O “I SIMPÓSIO SOBRE ANÁLISE DE DISCURSO: A pesquisa em AD na região sul” tem o objetivo de proporcionar o estabelecimento de um espaço de debate acerca das pesquisas científicas envolvendo a Análise de Discurso em desenvolvimento na região de abrangência do evento, a saber, o sul do Rio Grande do Sul. Com isso, inauguramos um espaço de divulgação e de contribuição ampla para as pesquisas em andamento que trabalhem especificamente com o dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso, conforme elaborado pelo filósofo francês Michel Pêcheux.

O I SAD ocorrerá nos dias 1º e 2 de junho de 2017. O evento está sendo organizado por professoras da UFPel e do IFSul vinculadas ao Laboratório de Estudos em Análise de Discurso (LEAD-UCPel).

Proporcionar discussões sobre pesquisas científicas envolvendo a Análise de Discurso de tradição pêcheuxtiana, contribuindo para a formação dos pesquisadores e dos futuros professores da área dos estudos da linguagem.
Luciana Vinhas – Coordenadora

  • Clube de Línguas: parceria CLC e SMED – 01/06/2017 a 01/03/2018

O Projeto de Extensão destina-se a parceria institucional entre a UFPel/CLC e Secretaria Municipal de educação e Desporto (SMED), através do oferecimento de atividades extensionistas de línguas – português/literatura, alemão, espanhol, francês, Inglês, libras – como apoio às escolas do município que desejarem aulas de reforço, aulas de línguas (materna e estrangeira), aulas de libras, como parceria e forma de atividades de ensino nas escolas em turno inverso com vistas à educação integral, tendo o Núcleo de Estágios do CLC como mediador das demandas institucionais
através de propostas de estágios de intervenção nas escolas.
Paulo Ricardo Borges – Coordenador

  • Redigindo e revisando textos com eficiência – 25/09 a 25/12/2017
    Curso de Letras – Redação e Revisão de Textos

O presente projeto de extensão visa atender a uma demanda existente na comunidade no que se refere à aquisição de competências para a comunicação escrita, tendo como base o tripé leitura, escrita e revisão de textos. O público-alvo constitui-se de estudantes de Letras, professores de língua materna da Rede Pública de Ensino, revisores, tradutores, (novos) autores, jornalistas, profissionais do mercado editorial, servidores públicos e todos aqueles e trabalharem com textos no seu fazer profissional. O Curso terá duração de 48h, divididas em três módulos de conteúdos programáticos – Técnicas gerais de redação e revisão de textos, Redação e revisão do texto acadêmico e Redação e revisão de comunicação oficial.
SANDRA MARIA LEAL ALVES – Coordenadora

  • Espanhol para o ENEM – 18/05/2017 a 15/12/2017
    Curso : Letras Espanhol

Desenvolver estratégias de leitura e instrumentalizar o aluno para que seja capaz de ler e interpretar diversos tipos de textos escritos em língua espanhola.
Oferecer à comunidade de escolas  municipais e estaduais, que não possuem aulas de ELE, um curso de língua espanhola  que capacite  o público alvo a ler e interpretar corretamente um texto, uma história em quadrinho ou uma situação qualquer.
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ  – Coordenadora

  • Ciclo de Palestras de Professores Tradutores – 10/08 a 22/12/2017

O Ciclo de Palestras de Professores Tradutores da UFPel visa a divulgar entre os interessados em Línguas, Literatura e Tradução as diferentes experiências dos professores Helano (Alemão), Andrea (Espanhol), Karol (Francês), Juliana (Inglês) e Beatriz (Inglês), do Centro de Letras e Comunicação, no que se refere a trabalhos de tradução e pesquisas por eles realizados. O público estará convidado a fazer perguntas aos palestrantes, que poderão discorrer sobre os autores traduzidos, o contato com as editoras, a pesquisa acadêmica no campo de Estudos da Tradução, os diferentes temas e gêneros traduzidos (narrativas, poesia, teoria da Literatura, teatro etc).
BEATRIZ VIEGAS FARIA – Coordenadora

  • PRONÚNCIA DO INGLÊS PARA BRASILEIROS – 24/04/2017 a 24/04/2019
    Curso: Letras – Português/Inglês (GRADUAÇÃO)

O projeto de extensão “Pronúncia do Inglês para Brasileiros” foi pensando para, a partir de tarefas comunicativas,  atender à demanda de aprendizes da Língua Inglesa que têm necessidade de aprimorar a pronúncia do idioma, com foco em uma fala inteligível. Introduzir o inventário fonético da língua inglesa, os sons pertinentes àfala e os fenômenos sonoros da língua inglesa como forma de comunicação oral.
LETICIA STANDER FARIAS – Coordenadora

  • Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade. – 03/05/2017 a 23/04/2018
    Cursos: Jornalismo (GRADUAÇÃO) // Cinema e Audiovisual (GRADUAÇÃO)

Proporcionar a interação universidade-escola através de atividades de webrádio e webtv a serem desenvolvidas por professores, acadêmicos e técnicos administrativos dos cursos de Jornalismo e Cinema da UFPel com alunos de escolas públicas e escolas especiais, no sentido de habilitá-los para a construção de um conhecimento mais amplo da realidade social, mediante uma visão crítica e inovadora dos temas a serem trabalhados com foco na inclusão digital e nos direitos sociais.
MICHELE NEGRINI  – Coordenadora

  • Role Playing Game e o imaginário do negro na Literatura brasileira – 26/09/17 a 12/12/17

Refletir, a partir do formato de jogo do RPG, sobre a representação do negro pela literatura brasileira ao longo do seu processo histórico, oportunizando uma abordagem crítica voltada para os aspectos que denotam tanto a construção de esterótipos quanto a valorização da cultura negra.

Destinado a criar um ambiente de discussão envolvendo professores em formação e profissionais da educação básica (Ensino Médio) que
trabalham com obras literárias ou se interessem pelo tema a partir das relações interdisciplinares propostas pelas atividades, as discussões e as ações desenvolvidas oportunizarão uma abertura para que as escolas vejam nas metodologias apresentadas, situações nas quais as leituras de textos literários poderão ser exploradas visando o estímulo ao pensamento reflexivo.
Outro aspecto importante a ressaltar é que esse os objetivos apresentados foram elaborados com o intuito de dar resposta a uma demanda da sociedade acerca dessa dupla problemática: a formação de leitores de textos literários e a reflexão da presença da etnia negra no processo histórico de formação do Brasil.
JOÃO LUIS PEREIRA OURIQUE – Coordenador

  • Sob a égide do totalitarismo e autoritarismo: a literatura como reflexão – 04/10/17 a 15/12/17

Propiciar espaço de discussão e reflexão crítica mediante a construção de um repertório de leituras literárias sugeridas (literatura brasileira pós 1964 e contemporânea) que possibilitem a reflexão sobre totalitarismo, autoritarismo e poder, bem como possibilite a percepção das relações intertextuais da literatura com outras formas de arte, como clipes musicais, filmes de curta duração, filmes de longa duração, etc.
Acreditamos que discussões como essa estejam  vinculadas a uma proposta de extensão, visto que há elementos nos quais a comunidade poderá evidenciar uma atuação consistente a partir das atividades de leituras apresentadas, especialmente no que diz respeito ao processo de reflexão acerca da formação histórico-cultural da sociedade brasileira.
JOÃO LUIS PEREIRA OURIQUE – Coordenador

  • Curso de Língua Espanhola – 20/05/2017 a 31/12/2017

Curso: Letras – Português/Espanhol (GRADUAÇÃO)

O Curso oportuniza o conhecimento da língua e da cultura espanhola nos níveis básicos III e IV.Promover cursos básicos de língua Espanhola para a comunidade em geral, assim como proporcionar um momento de prática pedagógica e de pesquisa para os professores em formação do curso de Letras do CLC/UFPel. Levar à comunidade local um espaço para o ensino de línguas de qualidade, de modo a fomentar o desenvolvimento regional cultural e linguisticamente.
ALINE COELHO DA SILVA – Coordenadora

  • Formação de Novos Comunicadores Comunitários – 01/06/2017 a 29/12/2017

Cursos : Letras – Português (GRADUAÇÃO) // Jornalismo (GRADUAÇÃO)
O Projeto Novos Comunicadores Comunitários oferece oficinas para a produção e veiculação de conteúdos em dispositivos midiáticos como rádio, vídeo, web, redes sociais, fotografia e impresso. Tem como ênfase o desenvolvimento coletivo das competências e habilidades técnicas para produção de programas radiofônicos, de textos para impresso e web, de fotografia e vídeo bem como de conteúdo para web e redes sociais, promovendo a reflexão sobre o papel da mídia na sociedade e o direito de comunicar. Promover a formação de jovens comunicadores para a sua inclusão em processos comunicativos críticos que envolvem a produção, o consumo e a circulação midiática.
MARCIA DRESCH – Coordenadora 01/06/2017 29/12/2017
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM 01/06/2017 29/12/2017 Coordenador Adjunto

  • Projeto: Stammtisch Gruppe – 21/06/2017 30/08/2017
    Curso: Letras – Português/Alemão (GRADUAÇÃO)

Na língua alemã, a palavra “Stammtisch” é usada para se referir a uma confraternização de amigos em um bar, Biergarten, Pub, etc. No ensino da língua alemã, entretanto, é recorrente o uso da palavra para designar um encontro de estudantes e nativos da língua, visando a troca de culturas e experiências no aprendizado. Este projeto tem o intuito, nesse sentido, de unir estudantes, falantes e interessados em língua alemã em um encontro quinzenal, no qual teremos essa língua como nosso principal meio de comunicação.
1. Unir estudantes, falantes nativos e interessados em língua alemã; 2. Usar a língua alemã como principal meio de comunicação, visando o desenvolvimento das competências linguísticas; 3. Oferecer ao estudante da língua alemã a possibilidade de desenvolver a língua em diversos contextos.
Monique Cunha de Araújo – Coordenadora

  • Língua espanhola para a comunidade – 14/04/2017 a 15/12/2017
    Curso: Letras – Português/Espanhol (GRADUAÇÃO)

Oferece à comunidade cursos de língua espanhola em nível básico. Desenvolver estratégias que permitam ao aluno estabelecer comunicação em língua espanhola em diferentes contextos, além de instrumentalizá-los para compreender textos orais e escritos, bem como entender os aspectos culturais dos povos que tem o espanhol como língua materna.
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ – Coordenadora

  • Dicionários Bilíngues de Expressões da Fronteira Sul – 01/08/2017 a 01/08/2018
    Curso de Letras – Português e Espanhol

No que se refere ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras ou adicionais, considerando que as práticas escolares tradicionalmente envolvem a utilização de dicionários bilíngues – e que este é um instrumento que, ao lado das gramáticas, historicamente marca os arquivos de registro e a gramatização das línguas – o projeto Dicionários Bilíngues de Expressões da Fronteira Sul se empenha em dar subsídios para que os alunos de escolas brasileiras de ensino fundamental das regiões de fronteira entre o Brasil e o Uruguai (Santana do Livramento e Jaguarão) venham a ser protagonistas no registro de suas histórias de vida, que passa pela língua e pela cultura compartilhada na fronteira.
Estas línguas e culturas, ao mesmo tempo “tão somente suas”, pelas demarcações geopolíticas e políticas de estado, mas também “tão compartilhadas”, pela linha imaginária que define a fronteira, este “linguajar comum” e este espaço intercultural é justamente o que o projeto busca resgatar e fazer valorizar, materializando-o nos dicionários bilíngues de expressões da fronteira. A iniciativa, que se desenvolve como um Projeto de Aprendizagem intercultural, é uma ação paralela ao Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF), do qual a UFPel é representante da fronteira Santana do Livramento-Rivera, e se empenhará na elaboração de dicionários bilíngues em diferentes municípios que unem o Brasil ao Uruguai. Desta forma, a elaboração de cada dicionário, respectivo a cada fronteira selecionada, desenvolver-se-á no bojo do projeto aqui proposto e, posteriormente, a editoração dos mesmos se dará como ações extensionistas vinculadas. Cumprindo com os princípios que norteiam o projeto institucional da UFPel, de vincular pesquisa, ensino e extensão, o projeto busca fomentar e colocar em prática a integração entre os saberes da universidade e da escola, entre professores e alunos, entre cidades gêmeas de países fronteiriços, enfim, entre línguas e culturas.
ANA LUCIA PEDERZOLLI CAVALHEIRO RECUERO – Coordenadora; ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ – Coord. adjunta

  • Programa Escolas Interculturais na Fronteira: Língua, Interculturalidade e formação continuada na Fronteira da Paz – 17/04/2017 31/12/2018

Curso: Letras – Português (GRADUAÇÃO)
Formar professores, coordenadores e tutores das redes públicas de ensino – estadual e municipal -, das escolas da rede básica de educação de Santana do Livramento,  para atuarem no Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF). Promover eventos de extensão com a participação de professores, estudantes e comunidade relacionados às seguintes temáticas: purilinguismo, interculturalidade, cultura e integração fronteiriça, políticas linguísticas, formação continuada de professores; promover publicação Livro.
Formar professores, coordenadores, diretores de escolas do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Santana do Livramento para atuar no Programa Escolas Interculturais de Fronteira.

PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES  17/04/2017 31/12/2018 – Coordenador
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ  17/04/2017 31/12/2018 – Coordenador Adjunto

  • Formação Continuada: diálogos de aprendizagem – 31/05/2017 a 31/12/2017

Curso: Letras – Português (GRADUAÇÃO)
Encontros mensais dos professores do Centro de Letras e Comunicação da UFPel com professores da rede municipal de ensino, para reflexão sobre metodologia e práticas de ensino/aprendizagem de língua portuguesa e literatura.
Oferecer oportunidade de diálogos e trocas de experiências nas áreas da linguística e da literatura entre os professores do CLC e da SME pertencentes às escolas da rede municipal de ensino da cidade de Pelotas que disponibilizam campo de Estágio Curricular para os cursos de licenciatura da UFPel.
PAULO RICARDO SILVEIRA BORGES– Coordenador

  • Curso Básico de Áudio-Descrição – Módulo II (Práticas) – 05/06/2017 a 15/09/2017

Curso: Letras Tradução Inglês – Português (GRADUAÇÃO) // Letras – Tradução Espanhol – Português (GRADUAÇÃO)
O Curso Básico de Áudio-descrição (A-D)- Módulo II (Práticas) dá segmento ao Curso Básico de Áudio-descrição – Módulo I, de C.H. 20h, realizado em 2016, como forma de aprofundamento e atualização, através de práticas de A-D. É uma oficina onde os estudantes exercitam o que aprenderam através das atividades dos estudos teóricos no Módulo I. O Curso é de 40h e tem como pré-requisito os conhecimentos desenvolvidos no primeiro módulo e/ou conhecimentos básicos anteriores, através de cursos realizados em outras instituições.Aprofundar os conhecimentos teóricos fundamentais da A-D e utilizá-los na prática da produção de Áudio-descrição para pessoas cegas e descrição de áudio para pessoas surdas.
MARISA HELENA DEGASPERI – Coordenadora

  • Cursos e atividades de capacitação – 02/05/2017 a 30/11/2017

Curso: Letras Tradução Inglês – Português (GRADUAÇÃO) // Letras – Tradução Espanhol – Português (GRADUAÇÃO)
Cursos Básicos de Áudio-descrição, Módulos I e II (Prática), Oficinas diversas, inclusive de Sistema Braille, palestras, seminários, debates e outras atividades que apresentem temáticas referentes à Acessibilidade e Inclusão Universais ou as promovam.

-Oferecer gratuitamente Cursos, oficinas, palestras, debates, seminários, entre outras atividades culturais que promovam a Acessibilidade e Inclusão Universais ou as ofereçam para a comunidade em geral. – Envolver estudantes, comunidade e parceiros em ações afirmativas que proporcionem formação e fomentem o desenvolvimento da consciência coletiva da necessidade de aceitação das diferenças e da ajuda humanitária, quando for o caso. – Contribuir para a divulgação cultural de diferentes culturas que estiveram por longo tempo segregadas e promover a igualdade social, através da participação dos atores que as representam.- Realizar campanhas de divulgação de diferentes culturas e contra o racismo, contra o preconceito e a exclusão social e de outras causas que abranjam ações afirmativas, de acordo com o objetivo principal.
MARISA HELENA DEGASPERI – Coordenadora

  • Espanhol para viagem – 18/05/2017 a 15/12/2017

Curso: Letras – Português/Espanhol (GRADUAÇÃO)
O projeto em pauta procura desenvolver  estratégias que permitam ao aluno estabelecer  notável comunicação em língua espanhola em contextos de viagens a países de fala hispânica, podendo, além de falar,  utilizando  o espanhol como língua estrangeira, compreender os aspectos culturais dos povos que habitam os referidos países. Oferecer à comunidade curso de língua espanhola em nível básico  para viagem.
ANA LOURDES DA ROSA NIEVES BROCHI FERNANDEZ – Coordenadora

  • Trabalho com as habilidades de leitura, escrita e interpretação – 01/06/2017 01/06/2021

Curso: Letras – Português/Espanhol (GRADUAÇÃO)

O projeto destina-se aos membros da comunidade escolar da rede pública de ensino e pretende trabalhar as habilidades de leitura, interpretação e produção textual por meio da leitura de textos com temáticas relevantes em âmbito nacional. O curso permitirá, portanto, não apenas o desenvolvimento da competência comunicativa dos alunos, mas também o exercício de sua cidadania.
PAULA FERNANDA EICK CARDOSO – Coordenadora

  • Observatório de Gênero e Diversidade – 01/01/2017 a 01/01/2019

Curso: Letras – Português/Inglês (GRADUAÇÃO)

Como objetivo geral, esta proposta busca dar continuidade ao Observatório de Gênero e Diversidade, envolvendo a comunidade da UFPel, assim como membros de instituições e organizações não-governamentais ligadas a gênero e diversidade sexual, a fim de constituir um local onde questões relativas a esse tema possam ser discutidas e projetos desenvolvidos.Como objetivos específicos da proposta temos: 1) promover a percepção e a consciência da igualdade de gênero e da diversidade sexual enquanto direitos humanos;2) criar e manter uma plataforma online de acesso irrestrito disponibilizando todos os dados e informações sistematizadas referentes a gênero e diversidade em Pelotas e região;3) auxiliar na implementação de uma rede de estudos e ações envolvendo diversos grupos e instituições relacionados a gênero e diversidade sexual;4) organizar e executar projetos de extensão envolvendo ações de esclarecimento, formação, capacitação e divulgação a respeito de questões de gênero e diversidade sexual;5) fazer a articulação entre o Observatório e iniciativas de ensino e de pesquisas, buscando não dissociar esses três eixos da Universidade.
RENATA KABKE PINHEIRO – Coordenadora

  • Projeto: Discriminação: o que fazer? –   28/03/2017 a 31/12/2020

O presente projeto tem como objetivo tratar de questões que envolvam comportamentos de discriminação de raça, cor, gênero, condições sociais, condições psicofísicas e religião. Os eventos serão itinerantes de modo a atender não só a comunidade acadêmica, mas também a comunidade em geral. A natureza desses eventos será bastante diversa – palestras, seminários, aula inaugural, teatro, shows, etc.
SANDRA MARIA LEAL ALVES – Coordenadora

  • Leituras de almanaque no Rio Grande do sul: Koseritz’ deutscher Volkskalender für die Provinz Rio Grande do Sul (1874-1890) – 01/04/17 a 01/04/19

O projeto Leituras de Almanaque no Rio Grande do Sul: Koseritz’ deutscher Volkskalender für die Provinz Rio Grande do Sul centra-se no Koseritz’ deutscher Volkskalender für die Provinz Rio Grande do Sul [Almanaque Popular de Koseritz para a Província do Rio Grande do Sul], almanaque em língua alemã editado, anualmente em Porto Alegre, em sua primeira fase, para os anos de 1874 a 1890, pelo jornalista Carl von Koseritz, visando à escrita de um livro sobre a história e constituição desse periódico.

Escrever um livro (por parte da proponente do projeto) acerca do Koseritz’ deutscher Volkskalender, a partir da sua materialidade, constituição interna, colaboradores, comunidade ledora, sua recepção, posicionamento no mercado editorial, temáticas e gêneros recorrentes em suas páginas.
Imgart Grützmann – Coordenadora