Núcleo de Estágios

Orientações e documentações para alunos matriculados em Estágio Obrigatório

Para alunos que realizarão estágios em Escola Estaduais da região de Pelotas

» de observação:

Primeiro: o aluno deverá preencher, em conjunto com seu Orientador de Estágio na UFPel, a Carta de Apresentação de Estágio. Após, imprimir, coletar a assinatura com o Orientador e entregar apenas uma via na Escola.

Segundo: o aluno deve preencher o documento FONO, em conjunto com a escola em que estagiará. Após, imprimir 04 vias, coletar a assinatura e carimbo na escola e levar as vias na 5ª CRE para protocolar (Rua Barão de Butuí, 406 – Centro, Pelotas – RS). Dessas quatro vias: uma ficará na CRE; outra deverá ser entregue no Colegiado do CLC; outra o aluno entregará na escola e uma das vias ficará com o aluno).

» de intervenção ou regência:

Primeiro: o aluno deverá preencher, em conjunto com seu Orientador de Estágio na UFPel, a Carta de Apresentação de Estágio. Após, imprimir, coletar a assinatura com o Orientador e entregar apenas uma via na Escola.

Segundo: o aluno deve preencher o Termo de Compromisso de Estágio (e Plano), em conjunto com a escola. Após, imprimir 04 vias do Termo e Plano de Atividades. Em seguida, o aluno deve assinar todas as vias e coletar assinaturas da coordenação ou direção da escola nos campos de assinatura onde consta “Parte concedente (Escola)”. Também é preciso coletar a assinatura do Supervisor de Estágio na escola na terceira página do Termo de Compromisso de Estágio que compreende o Plano de Atividades. Depois, coletar assinaturas da coordenação do Núcleo de Estágio do CLC, no campo que consta “Instituição de Ensino (UFPel)”.

Terceiro: o aluno deve levar as vias do Termo para protocolar na 5ª CRE (Rua Barão de Butuí, 406 – Centro, Pelotas – RS). Com isso, uma via ficará na 5ª CRE, outra deverá ser entregue na escola, outra no Colegiado do CLC, e outra ficará com o aluno.

Importante!! A 5ª CRE não aceita documentos preenchidos à mão. Somente após o protocolo da documentação na 5ª CRE, o aluno estará apto a iniciar suas atividades de estágio na Escola.

Para estágios nas escolas municipais de Pelotas:

O aluno deverá preencher os dados solicitados no link: https://goo.gl/forms/8LfbMq9GlqyJ4dh63

e aguardar a produção da Carta de Apresentação de Estágio autorizada pela SMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto). A Carta ficará disponível para retirada em torno de duas semanas após o preenchimento dos dados no link acima. Esse é o prazo estimado pela SMED.

O Núcleo de Estágios do CLC entrará em contato pelo e-mail informado no link, avisando quando a Carta estiver pronta para retirada. Após retirar, basta o aluno entregar a Carta à Escola Municipal para iniciar suas atividades de estágio.

 

Para estágios nas escolas municipais de outras cidades, estágios em escolas privadas e em outras instituições sociais:

O aluno deverá preencher o Termo de Compromisso de Estágio (modelo da UFPel), em conjunto com a parte concedente do estágio (escola ou instituição social). Atenção: preencher apenas os campos do Termo que estão marcados em amarelo.

Após, imprimir 03 vias do documento, assinar e coletar assinatura do representante da instituição de estágio no campo que diz “Parte Concedente”. Depois, o aluno deve trazer as 03 vias para serem assinadas também pela Coordenação do Núcleo de Estágios do CLC.

Dessas 03 vias: uma ficará com o Colegiado do CLC, uma ficará com o aluno e outra o aluno entregará no campo de estágio.

 

 

 


Outras orientações e documentações

Lista de presença do estagiário (obrigatória para todos os estágios) O aluno apresentará ao seu professor orientador, no final da realização de seu estágio, a lista de presença a ser preenchida gradativamente, a cada encontro na escola ou instituição de estágio.

Ficha de Acompanhamento do Orientador (apenas para estágios de intervenção e regência). Esta fica é para ser preenchida, durante e a cada visita de seu professor orientador em campo de estágio. Deverá, ao final, ser entregue ao professor que ministra a disciplina de estágio na UFPel.

Importante!!! A elaboração do plano de trabalho e, no final, a elaboração do relatório de estágio, bem como a entrega desses documentos, devem ser acertados com o professor orientador de estágio. A carga horária do estágio também é acertada com o professor orientador em conjunto com o campo de estágio.

Apólice de Seguro: Todos os alunos em atividades de estágio são cadastrados e segurados pela apólice nº 15509820001399 da COMPANHIA DE SEGUROS PREVIDÊNCIA DO SUL​ – PREVISUL, CNPJ Nº 92.751.213/0001-73.

Outra dúvidas e seus significados:

Parte concedente = é o campo de estágio (escola ou outra instituição de estágio)

Instituição de Ensino = é a universidade (Centro de Letras e Comunicação da UFPel)

Professor orientador = é o professor que orienta o aluno em estágio na UFPel

Supervisor de estágio = é o professor indicado pela escola ou instituição de estágio a supervisionar o aluno em campo de estágio.

 

 

Núcleo de Estágios:

Coordenadora: Prof. Ana Lourdes Lourdes da Rosa Brochi Fernandez

Auxiliar em Administração: Cristiane Guidotti
Sala 107, prédio B, Campus Porto. Centro de Letras e Comunicação

32843815

e-mail: nucleodeestagios@gmail.com