Conversas na Biblioteca Negra encerram neste sábado (24)

Neste sábado, 24, a professora do CLC Beatriz Viegas Farias encerra o Ciclo de Conversas na Biblioteca Negra de Pelotas com uma fala sobre Shakespeare e o racismo. O encontro é aberto à comunidade em geral e acontece às 15h, no Clube Cultural Fica Ahí (rua Mal. Deodoro, 368). O projeto tem apoio da área de Espanhol e da Câmara de Extensão do CLC, bem como da Comissão de Combate ao Racismo e Discriminação na UFPel.

Segundo encontro tratou das relações raciais na literatura brasileira

No dia 17, o professor Alfeu Sparemberger discorreu sobre as relações raciais na literatura brasileira. As considerações sobre o racismo não se restringiram à esfera ético-moral, mas ao plano de sua constituição histórica, matriz da noção de superioridade racial e constituição sistêmica de um modo de reger os destinos de uma sociedade racializada. Segundo o professor, neste quadro, não somente o outro é negado e silenciado, mas produzido como diferença estigmatizada.

Assim, o estudo sobre a presença do negro na literatura brasileira, o racismo – praticamente invisível e silenciado na prática literária – delineia um percurso de luta contra preconceitos e opressão, até a “emergência” de um sujeito que assume sua condição negra e revoga o estatuto de objeto. Tal conquista, pois é assim que deve ser tomado todo este processo, institui um modo representacional sem intermediações, amplamente necessário na elaboração de uma narrativa democrática de um país, de visibilidade e de cidadania.

Esta entrada foi publicada em Abertos à comunidade, Câmara de Extensão, Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.