Edital seleciona alunos de licenciaturas para bolsas PIBID

O edital de seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFPel acaba de ser lançado.

São 30 vagas para alunos que estejam cursando Português (licenciatura simples ou dupla) e Inglês  (24 bolsas + 6 alunos voluntários) entre o 1º e 4º semestre da graduação. O valor da bolsa é de R$ 400,00, a ser pago para os primeiros 24, sendo que, em caso de substituição, somente poderão assumir a bolsa aqueles que estiverem no programa como voluntários.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível no link: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2018/07/10/pre-seleciona-alunos-de-licenciaturas-para-bolsas-pibid/ Ler atentamente o documento.

As fichas de inscrição estão no Colegiado, sala 107, ou pelo link https://bit.ly/2N4azyU ). Inscrições faltando quaisquer documentos serão imediatamente indeferidas.

O que é o PIBID?

O Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem como objetivos:

– incentivar a formação de professores para a educação básica, apoiando os estudantes que optam pela carreira docente;

– fomentar experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador, que utilizem recursos de tecnologia da informação e da comunicação e que se orientem para a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem;

– valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para a construção do conhecimento na formação de professores para a educação básica;

– proporcionar aos futuros professores a participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local das escolas envolvidas.

Em outras palavras: o PIBID tem como objetivo proporcionar espaços e momentos diferenciados para a formação de professores durante a licenciatura.

Todos os bolsistas trabalharão com questões específicas da formação de professores, realizando ações teóricas e práticas de docência, voltadas para alunos da rede pública de ensino.

Dessa forma, o docente em formação tem contato com as múltiplas realidades de sala de aula de modo a refletir sobre a sua formação e o impacto que ela tem e terá nas escolas nos níveis de ensino fundamental (séries finais) e médio.

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