Libras da UFPel participa de projeto de abrangência internacional

Os primeiros registros da Libras realizados na UFPel no âmbito do Projeto de Pesquisa “Spread the Sign – internacionalização da Libras” já estão disponíveis no site https://www.spreadthesign.com/. Este site congrega registros de diferentes línguas de sinais de todo o mundo, cujas pesquisas se vinculam ao European Sign Language Center. O Spread the Sign é uma ferramenta online de tradução de palavras escritas para várias línguas de sinais.

 

No Brasil o projeto é desenvolvido atualmente sob responsabilidade dos pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES), envolvendo especificamente a UFRGS, a UFPel e a UFF.

 

Na UFPel o projeto começou a ser desenvolvido em abril de 2017, envolvendo os professores da Área de Libras do Centro de Letras e Comunicação, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação (PPGL e PPGE), servidores Técnico-Administrativos vinculados à Seção de Tradutores e Intérpretes de Libras do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, bem como alunos do Curso de Bacharelado em Letras – Tradução Inglês/Português  e do Curso de Bacharelado em Cinema de Animação. O projeto tem recebido apoio dos servidores Técnico-Administrativos do Laboratório Audiovisual do Curso de Bacharelado em Jornalismo para a realização das filmagens. A pesquisa envolve um processo complexo de tradução que inicia na Língua Inglesa, passa pela Língua Portuguesa e termina na Língua Brasileira de Sinais. 

A professora de Libras, Aline Kaster, faz o sinal da Libras correspondente à palavra INTERVALO (relacionado ao contexto educacional)

Imagem e texto: Divulgação

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.