UFPel lança Programa de Aceleração da Inovação – Criar UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lança, no dia 20, o Programa Criar UFPel – Programa de Aceleração da Inovação na UFPel. Trata-se de uma oportunidade para profissionais da Inovação, P&D e Novos Negócios. O lançamento do Criar UFPel será realizado no dia 20, às 10h, quando serão apresentadas as atividades do Programa. A transmissão será pelo Facebook e pelo YouTube da UFPel.

O objetivo do Programa é capacitar e estimular a criação de inovações tecnológicas no ambiente acadêmico que tenham impacto na sociedade. Para isso, a Coordenação de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (CIT/PRPPGI) estabeleceu parceria com renomadas entidades e empresas do setor de inovação para a criação de um programa de aceleração de inovação na instituição. Além disso, a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (CDP/PROGEP) também é parceira do Programa através do CAPACITA.

O Criar UFPel irá contar com quatro parceiros principais: Vlinder – Capacitação para novos negóciosInnVitro – Treinamento e capacitação em boas práticas de laboratório (BPLs) e ISOsSEBRAE – Programa Start e Biominas – Biostartup Academy.

As atividades serão disponibilizadas para a comunidade da UFPel através de editais específicos para cada capacitação e treinamento.

O Programa é coordenado pela Coordenação de Inovação Tecnológica da PRPPGI, pela Incubadora Conectar, pela Coordenação de Desenvolvimento Pessoal da PROGEP e conta com a parceria do Suldesign Estúdio do Centro de Artes.

Dúvidas poderão ser enviadas para o e-mail: cit@ufpel.edu.br.

Saiba mais sobre os parceiros:

Biostartup Academy: Aprenda dicas valiosas para sua vida profissional, para abrir seu próprio negócio e para inserção no mercado de trabalho. Transforme a sua pesquisa em alguma coisa que seja útil fora da universidade. Assim, você expandirá seus horizontes de oportunidades e conhecerá metodologias e práticas utilizadas pelas empresas mais inovadoras do mundo. O Biostartup Academy é o curso completo desenvolvido pela Biominas Brasil, e tem como objetivo levar o conhecimento empreendedor para pessoas que atuam nas áreas de Ciências da Vida. Se você deseja aprender sobre inovação, empreendedorismo e desenvolvimento de negócios, mesmo que ainda não tenha um projeto idealizado, esse curso foi feito para você. As capacitações terão como alvo pesquisadores e empresas incubadas na Conectar.

Innvitro: Pioneirismo no Brasil na implementação de ensaios biológicos de acordo com sistemas da qualidade. Mais de 15 anos de experiência na implementação e aplicação da norma Boas Práticas de Laboratório e normas complementares em laboratório de prestação de serviços em ensaios biológicos. Conhecimento dos aspectos críticos e relevantes de ensaios biológicos, com base na experiência sólida da equipe InnVitro em cultura de células, execução de ensaios de toxicologia em condições de BPL e prestação de serviços para as indústrias nacionais e multinacionais. Treinamento realizado por avaliadora da qualidade ISO17025 e BPL da REDE Metrológica RS e da CGCRE INMETRO. Os treinamentos e capacitações terão como alvo pesquisadores de laboratórios da UFPel.

Vlinder: A Vlinder atuará em consultorias aos pesquisadores da UFPel com o objetivo repassar as dinâmicas de gestão de negócios e possibilidades na interação universidade-empresa. Além disso, a Vlinder possui uma metodologia para desenvolvimento de startups que atua conforme boas práticas do modelo CERNE de desenvolvimento de negócios e está baseada em cinco áreas estratégicas: gestão, financeiro, mercado, tecnologia e empreendedor. As capacitações terão como alvo pesquisadores e empresas incubadas na Conectar.

Start SEBRAE: Serão dez semanas para explorar, modelar e testar na prática o potencial da sua ideia inovadora. A cada estágio, você receberá conteúdos, entregará atividades e, a partir do estágio 2, as ideias de negócio com potencial para se tornarem Startups de sucesso. O programa Start terá como alvo as empresas pré-incubadas na Conectar.

Publicado em Notícias.