Leia aqui como enviar um pedido de patente (Notificação de Invenção)

O processo de um pedido de patente na UFPel é completamente on-line e sigiloso. Para encaminhar uma Notificação de Invenção, você deverá abrir um processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) de acordo com as etapas ilustradas abaixo:

O pesquisador interessado em submeter pedido de registro de patente deverá, no período de 1º a 15º de cada mês, abrir processo público no SEI “Pesquisa: Registro de Propriedade Intelectual – Patente”, preencher os formulários “PRPPGI Formulário de Informação Tecnológica” e “PRPPGI Busca de Anterioridade”, assinar e enviar para a SDAP.

Após receber os formulários, a SDAP abrirá Processo de Análise relacionado (sigiloso), incluirá nele o “PRPPGI Formulário TCI” e dará credencial de acesso ao pesquisador.

O pesquisador incluirá a documentação da patente em PDF. A SDAP incluirá no Processo de Análise (Sigiloso) o formulário “PRPPGI Relatório Detalhado SDAP” onde irá inserir a sua análise do aspecto formal da documentação num período de 15 dias.

Nesse período poderá solicitar ao pesquisador que realize correções formais. Estando correto, a SDAP dará credencial de acesso ao Processo de Análise (Sigiloso) a um dos membros do Comitê, que irá atuar como Relator, para que este insira no “PRPPGI Relatório Detalhado SDAP” a sua análise do aspecto material do pedido num período de 15 dias.

Nesse período poderá solicitar ao pesquisador que realize correções materiais no pedido. Depois de encerrada a análise do Relator a SDAP insere no Processo Público “Pesquisa: Registro de Propriedade Intelectual – Patente” o formulário “PRPPGI Relatório Final de Análise”, inserindo os dados relativos ao processo de análise detalhada formal e material realizado no Processo de Análise (Sigiloso).

A SDAP encaminha o processo público “Pesquisa: Registro de Propriedade Intelectual – Patente” para o Comitê, que deverá deliberar sobre o “PRPPGI Relatório Final de Análise”, podendo ratificar ou alterar seu conteúdo. Após deliberação do Comitê, a SDAP insere uma via do “PRPPGI Relatório Final de Análise” e, feitas as alterações indicadas pelo Comitê, encerra o processo de Análise (sigiloso). Se aprovado o pedido, o SDAP dá início ao procedimento para pagamento e depósito no INPI. Depois de protocolado o depósito a SDAP insere uma via do Protocolo de Depósito do INPI no Processo Público “Pesquisa: Registro de Propriedade Intelectual – Patente” e passa a realizar o acompanhamento do Pedido junto ao INPI.

Para melhor visualização do processo,clique aqui para vizualizar o fluxograma detalhado.

Para maiores esclarecimentos, consulte o Guia de Propriedade Intelectual_Ver. 4.0_05_11_2018 ou utilize o serviço do nosso FALE CONOSCO