O Circuito de Cinema e Fazeção nas Escolas é uma das ações do projeto Circuito: criação e difusão audiovisual;
O objetivo principal é compartilhar itinerários de cinema e invenção com escolas públicas da cidade de Pelotas. Vinculado aos cursos de Cinema da UFPel, o projeto integra o Programa Andorinha e conta com a parceria da SMED (Secretaria Municipal de Educação e Desporto).

Um dos eixos centrais da proposta é o fomento de público, promovendo o acesso a referências brasileiras — especialmente curtas-metragens — e contribuindo para a democratização da arte e a circulação de obras nacionais.
O projeto habita um entre-lugar - nem cineclube, nem oficina -, mas explora tanto a exibição quanto a criação. Nosso foco está em projetar filmes brasileiros e, a partir deles, percorrer caminhos artísticos com os estudantes, por meio de um processo que chamamos de fazeção. Assim, acreditamos na presença do cinema como arte na escola — e não como mais um conteúdo curricular.
A partir dos filmes, propomos discussões que abordam os elementos estéticos das obras, e, com eles, inventamos atividades de criação. Nessa perspectiva, atuamos em diálogo com o projeto de pesquisa, ensino e extensão do curso de Artes Visuais da UFPel, Patafísica: arte-educação-filosofia, com quem compartilhamos a invenção das fazeções.
Tendo os curtas brasileiros como território comum entre nós, propomos um gesto de criação guiado pelo que há de sensorial e estético nos filmes — afastando-nos dos caminhos previsíveis dos temas e dos moldes tradicionais do ensinar. Entre o cinema, a filosofia e a arte, buscamos um espaço de invenção com crianças e adolescentes de escolas públicas, acreditando na potência de um mundo mais sensível.
EQUIPE:
Coordenação Geral: Cintia Langie
Coordenação de arte e fazeção: Carolina Rochefort
Equipe do cinema:
Alexia Atuatti
Amada Sato
Ana Clara Sena
Gabriel Prates
Júlia Madruga
Liriel de Leon
Nikole Ferreira
Thiago Chrisó
Equipe das Artes:
Amanda de Abreu Assma
Herison Silva
Lua Reis
Maíra Neiva
Rafa
