Mapeamento mostra o avanço do Covid-19 no estado e as áreas com maior concentração do grupo de risco

COVID-19 E POPULAÇÃO DE RISCO NO RS

o Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) realizou um mapeamento para demonstrar no estado do Rio Grande do Sul os casos confirmados de Covid-19 e sua relação com a população idosa por município. Na espacialização fica evidente que o grande centro de concentração/dispersão foi o município de Porto Alegre e região metropolitana,  devido a seu papel na estrutura urbana do estado. A expansão rápida da doença para o Município de Caxias do Sul (terceira cidade a confirmar casos de Coronavirus no estado) demonstra a formação de um eixo de integração através da malha urbana significativamente densa entre as duas Regiões Metropolitanas do RS.

 

Neste sentido, os municípios com maior risco para a disseminação do vírus na atualidade encontram-se nesta faixa, criando uma rede de dispersão do vírus nas cidades que fazem parte deste continuum de integração regional.

Outro agravante é representado pela estrutura populacional de grande parte dos município neste eixo e o avanço do Covid-19 para cidades do interior que possuem ligação com a Região Metropolitana de Caxias do Sul, tendo em vista que parte significativa da população nestas localidades é formada pela faixa de risco.

Nos mapas,  ainda fica evidente que a maior parte dos município do estado gaúcho possuem de 12% a 18% de população que encontra-se dentro da faixa de risco. Destacamos ainda  que no Rio Grande do Sul temos 64 municípios com uma população idosa superior a 20%, sendo as áreas da denominada “Serra Gaúcha” e norte do estado as que possuem a maior concentração de idosos.

Notas metodológicas

  • A presente pesquisa baseou-se nos dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes ao censo de 2010.
  • O corte populacional para estabelecer o grupo de risco foi determinado a partir da metodologia adotada pelo Ministério da Saúde.
  • Os dados foram tabulados e organizados a partir dos programas Excel e Qgis.

Equipe do projeto.

Dr. Tiaraju Salini Duarte
Dr. Sidney Gonçalves Vieira
Me. Mateus Marzullo
Mestrando. Adriel Costa da Silva
Graduando. Eduardo Schumann