V Encontro do CEPE – Democracia
e Educação Básica

O V Encontro do CEPE dá continuidade às atividades do Centro de Estudos em Políticas Educativas CEPE, que tem conduzido investigações próprias e em parceria nos campos do Currículo, da Gestão e do Trabalho Docente – tanto no âmbito da UFPel, como em colaboração com outras instituições nacionais e estrangeiras.

Face aos avanços conservadores nas políticas educacionais ocorridos na última década, o CEPE busca promover o debate e a ação desde a perspectiva de diferentes subáreas da educação. Serão realizadas mesas redondas com pesquisadoras e pesquisadores de distintos estados brasileiros, da América Latina e Europa. Entrecruzando olhares sociais e científicos de diferentes regiões e regimes democráticos, os/as participantes serão convidados/as a aprofundar discussões para a (reconstrução de alternativas no campo das políticas educacionais.

Propõe-se subsidiar o intercâmbio de saberes advindos de distintos espaços, desde instituições escolares, universidades, centros de pesquisa e contextos de formulação de políticas. Mais do que isso, a presente edição do evento busca solidificar a construção de pontes e intercâmbios para o fortalecimento de iniciativas educacionais democráticas e a expansão de políticas que sejam adequadas e se comprometam com a abordagem da justiça social, promoção da equidade e inclusão. Pelo fortalecimento do direito à educação, principalmente neste momento de aumento da desigualdade e da evasão no período pandêmico e pós-pandêmico.

O evento ocorrerá nos dias 30/11 e 01/12 de 2023 na UFPel.

 

Inscrições

Você poderá assistir o evento de forma online ou presencial e ainda será disponibilizado um certificado do encontro.
Para se inscrever você pode clicar no botão abaixo!

Programação

Programação Geral

 

Conheça as/os palestrantes

Confira a programação com as temáticas das mesas redondas e da conferência de abertura. Serão discussões sobre temas vitais para o debate nas universidades e escolas da atualidade. Com palestrantes de diversas regiões do Brasil, América Latina e Europa, buscaremos expandir a compreensão sobre os desafios que temos no campo educacional para a manutenção e melhoria das estruturas democráticas e de justiça social.

Organização

Saiba quem são as pessoas que estão por trás da
organização e realização desse evento:

Coordenação

Álvaro Moreira Hypolito
Iana Gomes de Lima
Ricardo Boklis Golbspan
Simone Gonçalves da Silva
Bruna Dalmaso-Junqueira
Andressa Aita Ivo

Equipe

Lívia da Silveira Lapuente
Juliana da Rocha dos Santos
Júlia Madail da Silveira
Taís Regina Hansen
Júlia Genehr Santana
Marina Moraes De Vargas Lopes
Jonathan Corrêa Cavalheiro
Gabriel Dias dos Santos
William Dalmagro Braga
Jaquelin Garske Ferreira

 

Contato

Apoio