Início do conteúdo

O curso de Engenharia Geológica da UFPel utiliza VANT como auxílio na disciplina de Mapeamento Geológico

Uma das últimas disciplinas do curso de Engenharia Geológica é o Mapeamento Geológico.
Essa disciplina consiste de uma série de atividades semestrais onde os alunos fazem, acompanhados de professores, um levantamento minucioso de uma determinada área pré-selecionada.
Esse conjunto de atividades culmina com a confecção de um mapa que apresenta as características geológicas da área estudada.

A partir do segundo semestre de 2017, foi ofertado aos alunos a possibilidade de realizar a disciplina de Mapeamento Geológico com a componente de Mapeamento Geotécnico. Esse acréscimo permite aos acadêmicos não só determinar as potencialidades geológicas da área em estudo, como também fazer uma análise de Engenharia sobre as atividades de Extração, Desmonte, Recuperação de Áreas Degradas, Estabilidade de Taludes e outras atividades pertinentes aos acadêmicos que, no futuro profissional, irão trabalhar com a Geologia de Engenharia.

Nesse segundo semestre de 2017 foram oferecidas três turmas de Mapeamento com três metodologias diferentes para atender as demandas dos estudantes.
A primeira metodologia consiste em dividir uma área em grupos de estudo, os quais a percorrem e analisam suas características geológicas, tanto em nível macroscópico quanto microscópico das amostras coletadas que, por sua vez, originam o mapa geológico.

A segunda metodologia é semelhante à primeira, entretanto, antes das saídas de campo para análises, são feitos estudos baseados em prospecções geofísicas e geoquímicas para determinação de pontos de interesse. Essa metodologia requer uma carga matemática e física muito mais acentuada. Posteriormente, também é gerado um mapa geológico da área estudada.
Finalmente, a terceira metodologia é feita em uma área menor e a função é determinar soluções de Engenharia para questões Geológicas. Nesse caso, os estudos buscam a solução de problemas relativos aos Riscos Geológicos ou Processos de Extração ou Recuperação de Áreas Degradadas pela Exploração ou qualquer outro tipo de atividade de Engenharia de Geologia.
Atualmente essa atividade está sendo realizada junto a uma pedreira que atende a região.

Nessa terceira metodologia a equipe de professores e alunos passou a utilizar como ferramenta auxiliar um VANT modelo Phanton 4, adquirido pelos professores Angélica Cirolini e Alexandre Bruch, e permite o levantamento aerofotogramétrico da área estudada. Com base nesse levantamento e um software associado ao VANT geram-se modelos
tridimensionais, permitindo a análise aerofotogramétrica digital, como cubagem de volumes, resposta espectral de alvos, avaliação de continuidades espaciais de micro formas, e ainda gera um mosaico de alta resolução espacial de fotos que servem de base para a confecção do mapa geológico da área estudada.

Além do Mapeamento Geológico, os dois professores estão utilizando o VANT no projeto para elaboração do Atlas de Arroio do Padre.
Associado a isso, a equipe de desenvolvimento de ferramentas e equipamentos de prospecção do Curso de Engenharia Geológica está desenvolvendo, além de outros projetos, mais dois VANTs com capacidade de realização de análises de dados que os atuais VANTs comerciais não permitem, como imagens multiespectrais, hiperespectrais e radar.

O Curso de Engenharia Geológica é o primeiro curso de Engenharia de Geologia do Brasil. Com uma poderosa carga de matemática e física os acadêmicos desse curso desenvolvem suas habilidades para o uso dos seus conhecimentos de Geologia na solução de problemas de Engenharia.

Atualmente o curso, que completa 10 anos de existência, conta com 243 alunos distribuídos nos 10 semestres que compõe a grade curricular. Já formou cerca de 20 acadêmicos que se encontram, em sua grande maioria, empregados ou realizando cursos de pós graduação nas melhores instituições de ensino do Brasil e de fora do país.

Foto do drone iniciando o vôo

Imagem gerada em computador à partir dos dados informados pelo drone

 

Imagem fotografada pelo drone

Publicado em 23/03/2018, na categoria Últimos Posts.
Marcado com as tags engenharia geológica.