Início do conteúdo

ATENÇÃO – Orientações para Matrícula 2016/2

Orientações para matrícula 2016/2

A solicitação de matrícula on-line acontecerá de 25/07 até 29/07. A confirmação da matrícula estará disponível dia 31/07.

Verifique sua matrícula. Se você não conseguiu vaga nas disciplinas pretendidas, compareça na secretaria no seu dia de correção de matrícula. A correção acontecerá de 01/08 até 04/08. A secretaria do seu Colegiado irá publicar a planilha com a ordem de atendimento. Os alunos que não conseguirem comparecer no dia da sua correção poderão comparecer no dia seguinte, até o dia 04/08. Ninguém é atendido no dia anterior ao seu dia de correção, para que seja respeitada a ordem de matrícula.

NOVIDADE: Neste semestre, a secretaria irá receber os pedidos de matrícula especial dos alunos do CENG para disciplinas do CENG durante a correção de matrículas. Então, se você é aluno do CENG e quer matrícula especial em disciplina do CENG, faça o pedido ao secretário do seu curso, durante a correção de matrículas. Estas solicitações serão processadas no dia 05/08, quando não haverá expediente externo. Neste dia, faremos apenas os processamentos internos do CENG. Os alunos que não solicitarem neste período serão atendidos nos dias 08 e 09/08, junto com os demais cursos da UFPel. Os alunos que não estiverem na cidade neste período devem providenciar um procurador. Não serão aceitos pedidos via e-mail ou telefone.

Matrícula especial: ocorrerá nos dias 08 e 09 de agosto, das 08h00 às 14h, na sala 303 das secretarias. NOVIDADE: Neste semestre, para evitar a fila da madrugada, os alunos poderão se inscrever através de formulário do Google Docs, para estabelecer uma ordem de atendimento. A planilha de inscrições ficará visível para os alunos consultarem sua ordem de atendimento. A expectativa é de atender 50 alunos por hora, em fila única, na secretaria. Todos os secretários atenderão a todos os cursos, evitando assim que seja necessário pegar mais de uma senha.

Para solicitar matrícula especial em disciplinas oferecidas no CENG, o aluno deverá apresentar autorização do Coordenador do seu curso, contendo o nome da disciplina e a turma a ser matriculada. Deixe horário reservado no seu plano de aulas para a matrícula especial, pois não é possível excluir uma disciplina para incluir outra.

Cronograma

Período Ação
25/07 à 29/07 Solicitação de matrícula online
31/07 Confirmação de matrícula online
01/08 à 04/08 Correção de matrícula nos Colegiados
05/08 Expediente interno dos Colegiados – NÃO HAVERÁ ATENDIMENTO
08/08 à 09/08 Matrícula especial
08/08

Início das aulas

 

ESCLARECIMENTOS:

Procedimentos de matrícula em disciplinas

Os alunos do primeiro semestre de cada curso são matriculados pela secretaria do curso em todas as disciplinas do primeiro semestre. A partir do segundo semestre, o aluno deverá solicitar matrícula on-line a cada período letivo, escolhendo quais atividades curriculares pretende fazer. Vale lembrar que não é permitida a matrícula com colisão de horários entre disciplinas e que devem ser respeitados os pré-requisitos de cada disciplina.

Matrícula on-line: No período estipulado pelo Calendário Acadêmico o aluno deverá acessar o Sistema Cobalto para solicitar matrícula nas disciplinas que pretende cursar naquele semestre. Este procedimento é mera solicitação. A efetivação de matrícula nas disciplinas se dará após o processamento de todas as solicitações, portanto caberá ao aluno verificar se realmente ficou matriculado nas disciplinas pretendidas. O aluno que não conseguir vaga na disciplina ou no horário desejado pode solicitar Correção de Matrícula. As disciplinas do primeiro semestre de cada curso não ficam disponíveis para matrícula on-line. Neste caso, solicite Correção de Matrícula.

Correção de matrícula: O aluno que desejar corrigir sua matrícula, tanto incluindo quanto excluindo disciplinas, poderá fazê-lo presencialmente ou representado por procurador, na secretaria do seu curso, no período estipulado pela secretaria. Existe uma ordem de atendimento que é publicada com antecedência pela secretaria. Os alunos que não conseguirem comparecer no dia da sua correção poderão comparecer no dia seguinte, até o final do prazo. Ninguém é atendido no dia anterior ao seu dia de correção, para que seja respeitada a ordem de matrícula.

Matrícula Especial: Conforme a Resolução 11/2011 do COCEPE, qualquer aluno de graduação da UFPel pode se matricular em até duas disciplinas de outro curso por semestre. Para tanto, deve estar matriculado no quantitativo mínimo de créditos permitido no seu curso de origem (no Centro de Engenharias este valor são 08 créditos). Para realizar a matrícula, o aluno deve solicitar autorização por escrito do Coordenador do seu curso e encaminhar o pedido na secretaria do curso que oferece a disciplina pretendida, dentro do prazo estabelecido. Durante a matrícula especial não é possível excluir uma disciplina para matricular outra.

Trancamento de Disciplinas: Dentro do período específico (veja Calendário Acadêmico), o aluno poderá fazer o pedido de trancamento de disciplinas na secretaria do seu curso, desde que permaneça matriculado no quantitativo mínimo de créditos permitido no seu curso (no Centro de Engenharias este valor são 08 créditos).

Publicado em 19/07/2016, na categoria Últimos Posts.
Marcado com as tags matrícula especial, matrículas.