Início do conteúdo

Pinheirinho Eletro-hidraulico

O Laboratório de Automação Industrial do Centro de Engenharias já entrou no clima natalino. O laboratorista e aluno do curso de Engenharia de Produção, Ricardo Ripoll e o aluno da disciplina Automação Industrial, Marcelo Pereira acadêmico do curso de Engenharia Industrial Madeireira desenvolveram um Pinheirinho Eletro-hidráulico com acionamentos
automáticos.

O Pinheirinho Eletro-hidráulico consiste de um cenário natalino animado por meio de comandos eletro-hidráulicos. Para gerar a sequência adequada dos movimentos foram utilizados sensores, atuadores hidráulicos e temporizadores elétricos entre outros. Os conceitos utilizados, neste desafio para os alunos, foram desenvolvidos durante a disciplina de Automação Industrial ministrada pelos professores Gilson Porciúncula e Carlos Alberto Silveira da Luz. A decoração do cenário contou com a participação da funcionária Priscila Fuente dos Santos.

O Pinheirinho Eletro-hidráulico está em exposição no prédio 33 do Campus Capão do Leão e o vídeo do sistema pode ser assistido através do link abaixo.

Publicado em 12/12/2011, na categoria Notícias.