Início do conteúdo

Visita às empresas MASISA e FIBRAPLAC

No último dia 18 de novembro, os alunos da disciplina Painéis de Madeira, acompanhados pela professora Érika Ferreira, visitaram as empresas MASISA e FIBRAPLAC, líderes na produção de painéis MDP (Medium Density Particleboard) e MDF (Medium Density Fiberboard), empregados na indústria moveleira.

A planta de Montenegro da Masisa (inaugurada em março de 2009) é produtora de painéis MDP, além de possuir uma linha para revestimento de painéis com diferentes padrões de comercialização. A empresa conta atualmente com 12 fábricas na Argentina, Brasil, Chile, Venezuela e México, sendo todas certificadas pela ISO 9.001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001. Além disso, todos os painéis Masisa possuem a certificação européia E-1, que garante a baixa emissão de formaldeído em seus produtos.

A Fibraplac possui uma das mais modernas fábricas de MDF do país e a única no Rio Grande do Sul. Localizada no município de Glorinha, conta com uma produção de 600 mil m³ de MDF e 800 mil m³ de MDP ao ano, oferecendo máxima tecnologia em painéis. A Fibraplac nasceu em 2000, quando o Grupo Isdra viu no Brasil um grande potencial para o fornecimento de produtos de origem florestal. Em 2003 iniciaram-se os testes de produção de MDF e, no início de 2004, esses painéis já estavam sendo comercializados. Em 2006, a Fibraplac duplicou sua linha de produtos e, dois anos mais tarde, a linha de revestimentos também se multiplicava.

Publicado em 21/11/2011, na categoria Notícias.