Início do conteúdo
    Notícias
  • Prazo para envio de projetos

    Comunicamos que os projetos a serem avaliados devem ser submetidos até o último dia do mês corrente para avaliação na reunião do mês posterior. Exemplo: envio até 30 de setembro, avaliação em outubro.

    Procesos submetidos após este prazo (novos ou correções), serão avaliados na reunião do mês seguinte.

  • Envio de Processos

    Para submeter um processo à avaliação pela CEEA, consulte a guia COMO SUBMETER UM PROCESSO?

  • CONCEA divulga normas

    O Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal – CONCEA informa que foi publicada, no Diário Oficial da União (21/11), seção I, a Resolução Normativa nº 33, de 18 de novembro de 2016, que baixa o Capítulo “Procedimentos – Roedores e Lagomorfos mantidos em instalações de instituições de ensino ou pesquisa científica” do Guia Brasileiro de Produção, Manutenção ou Utilização de Animais em Atividades de Ensino ou Pesquisa Científica.

    rn-33-procedimentos-roedores-lagomorfos

  • Relatórios de Projetos

    Em atendimento às solicitações do CONCEA, todos os projetos aprovados a partir de março de 2016 deverão apresentar relatório de atividades ao final do período de realização (para projetos com até 2 anos de execução) ou parciais quando o projeto cumprir 50% do prazo (para projetos com mais de 2 anos de execução).

    O formulário para a apresentação do relatório encontra-se no item downloads.

    Projetos nos quais o preenchimento do TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) é feito durante a execução, com coleta de materiais de animais de fora da instituição, devem anexar ao documento cópias dos mesmos, devidamente preenchidos e assinados.

    Pesquisadores que não apresentarem os relatórios dentro dos prazos previstos, não poderão submeter novos projetos para avaliação.

  • Novos Formulários

    A partir da primeira reunião de 2016 (21/março) somente serão analisados processos que estiverem no formato dos novos Formulários Unificados, adequados às novas resoluções do CONCEA.

    Serão dois formulários diferenciados, um para Projetos de Pesquisa e outro para Atividades de Ensino (aulas práticas, cursos, treinamentos).

    Atentamos ainda para os novos documentos de TCLE, que são diferentes para animais oriundos de instituições de ensino e/ou pesquisa e para animais com proprietários fora destas instituições.

    Todos os documentos estão disponíveis na seção “downloads”.

  • Cálculo do tamanho da amostra

    No item links, os pesquisadores irão encontrar o link para um site indicado pelo CONCEA que auxilia no cálculo do tamanho da amostra a ser utilizado nos mais diversos segmentos de pesquisa.