Professores do CDTec participam de missão institucional CAPES Print/UFPel no Canadá

Professores do CDTec realizaram uma missão ao Canadá, entre os dias 23 de setembro e 01 de outubro de 2019, com o intuito de estabelecer parcerias em pesquisa dentro da proposta institucional do Projeto CAPES PrInt/UFPel e, mais especificamente, consolidar as colaborações internacionais entre a UFPel e as Universidades de Guelphe e McMaster.

Fizeram parte desta equipe os pesquisadores Prof. Luciano da Silva Pinto (Laboratório de Proteômica e Bioinformática) e Prof. Cláudio Martin Pereira de Pereira (Laboratório de Lipidômica e Biorgânica), ambos membros do PPG Biotecnologia, Prof. Neftali Lenin Carreño (Coordenador do Projeto) membro do PPG Ciência e Engenharia de Materiais e Profa. Elessandra da Rosa Zavarese membro do PPG Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Na Universidade de Guelphe, os professores foram recebidos pelos pesquisadores Loong-Tak Lim (Department of Food Science) e Wei Zhang (Department of Molecular and Cellular Biology) e participaram de reuniões de trabalho para elaboração de um plano de colaboração entre as instituições, com projetos nas áreas de Nanobiotecnologia para aplicação na cicatrização tecidual, utilizando proteínas recombinantes e compostos químicos naturais e/ou sintéticos para funcionalização de nanofibras.

Na Universidade de McMaster, o grupo foi recebido pela pesquisadora Kathryn Grandfield (Department of Materials Science and Engineering), responsável pelo Centro de Microscopia desta universidade. Das reuniões ficou estabelecido o fortalecimento de parceria visando o intercâmbio de alunos e professores tanto para estágio de doutoramento sanduíche quanto Pós-doc para os anos de 2020 e 2021, com ações dentro do Projeto NanoMed CAPES PRInt/UFPel.

Publicado em 01/10/2019, na categoria Notícia.