segunda-feira, dezembro 8

RESUMO

O projeto de extensão “Caminhografia Urbana COM Escolas” busca integrar a prática da caminhografia urbana — uma combinação de caminhada e cartografia — ao contexto escolar, promovendo a interação crítica e sensível dos estudantes com o espaço urbano. Desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel em parceria com escolas públicas locais, o projeto se fundamenta na necessidade de engajar os jovens no reconhecimento e análise de seu ambiente urbano, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente educação de qualidade (ODS 4) e cidades sustentáveis (ODS 11). O público-alvo são estudantes do ensino fundamental e médio. O projeto tem como objetivos principais adaptar a metodologia da caminhografia para o ambiente escolar, estimular habilidades de observação e registro, desenvolver mapas afetivos e sensoriais e fomentar reflexões críticas sobre questões urbanas e sociais. A metodologia envolve várias etapas, começando com workshops de capacitação para professores. Posteriormente, os estudantes participam de caminhadas guiadas, nas quais utilizam técnicas de registro como fotografias, desenhos e anotações. A prática é complementada por oficinas de cartografia social, nas quais são criados mapas que refletem as emoções e percepções dos participantes. As atividades culminam em discussões em grupo e na organização de uma exposição com os materiais produzidos. A execução do projeto está planejada para um período de três anos, dividido em fases de preparação, realização de atividades e organização de resultados. Recursos como materiais de desenho, câmeras fotográficas (inclusive celulares dos estudantes) e mapas das áreas percorridas são fundamentais. Os resultados esperados incluem maior engajamento dos estudantes com questões urbanas, desenvolvimento de um olhar crítico sobre a cidade e fortalecimento da relação entre a universidade e as escolas. A avaliação será feita por meio do feedback dos participantes, análise qualitativa dos materiais e produção de um relatório final. A equipe coordenadora, liderada por Eduardo Rocha, conta com profissionais e estudantes de diferentes áreas, reforçando o caráter interdisciplinar e colaborativo do projeto. Além disso, conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação, Cultura e Urbanismo de Pelotas. Este projeto valoriza a inclusão social e a produção de conhecimento local, promovendo uma abordagem educativa transformadora que conecta jovens estudantes às dinâmicas e significados de seu ambiente urbano.

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