domingo, dezembro 28

REFERÊNCIAS

ALBUQUERQUE, F. M. S.; SALLES, C. G. N. L. de. Experiência estética e escola: cartografia dos encontros com a infância e a arte nos anos iniciais do ensino fundamental. EccoS – Revista Científica, [s. l.], n. 54, p. e16683, 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/16683.

BATOULI-SANTOS, A. L.; SKINNER, L. F.; QUEIROZ, A. C. B. Trilhas interpretativas como ferramentas para a valorização do patrimônio natural e cultural do município de Arraial do Cabo (RJ). Anais do VIII Congresso Nacional de Ecoturismo e do IV Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação. Revista Brasileira de Ecoturismo, São Paulo, v. 4, n. 4, 2011, p. 582.

CARVALHO, M. C.; RABELO, D. M. R. da S.; ARAÚJO, G. F. C. Aplicação de trilha interpretativa no “Jardim das Borboletas”, Divinópolis: estratégias e contribuições para a educação ambiental. Revista Guará, n. 11, p. 43–55, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.30712/guara.v0i11.20744

CLASEN, C. A rua por trás da avenida: anotações sobre mobilidade urbana no cotidiano da crianças em situação de rua. PIXO – Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 3, n. 8, 31 jul. 2019.

CLASEN, C.; ROCHA, E. Urbanismo crianceiro: uma experiência cartográfica que reivindica a dimensão estética das cidades. PerCursos, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 484–503, 2021. DOI: 10.5965/1984724622482021484. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/percursos/article/view/18216

COSTA, P. M. A. P. M. da; SILVA, L. A. de M.; SANTOS, E. M. dos. Cultura, meio ambiente e cidadania – conhecendo a Caatinga e a Pedra do Reino por meio de trilha interpretativa. Experiências em Ensino de Ciências, v. 16, n. 2, p. 225–244, 2021.

DE PAULA MUNIZ, E.; FÉLIX DA COSTA, C. E. Ressignificação de espaços: ação no Rio dos Porcos com a turma 1702, Escola Municipal Tatiana Chagas Memória, Jardim Maravilha, Guaratiba/RJ. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/25073.

ESCOLAS SEM MUROS. A prática e o afeto como exercício diário de re-imaginar o espaço. PIXO – Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 3, n. 8, 31 jul. 2019.

FREIRE, L. Entre a casa e a escola, a cidade. Áltera, João Pessoa, v. 2, n. 13, p. 102–124, jul./dez. 2021.

FREITAS, A. P. de O.; CARDOSO, L.; D’AVILA, R. F. Ciência cidadã e a (re)descoberta da caminhabilidade sob a ótica infantojuvenil. Cadernos Metrópole, v. 26, n. 60, p. 805–827, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-6018

GONÇALVES, B. A cidade e as crianças: desenhos e caminhos a partir do Morro do Estado (Niterói, RJ). Horizontes Antropológicos, v. 27, n. 60, p. 285–316, maio/ago. 2021.

GUMA, J. L.; CALIL, M. A. S.; HOFFMEISTER, M. N. Infância e cidade: percepções sobre o espaço urbano. Disciplinarum Scientia | Ciências Humanas, v. 22, n. 2, p. 31–44, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37780/ch.v22i2.3905

INSTITUTO CORRIDA AMIGA; CAU EDUCA. Caminhabilidade e educação urbana. São Paulo: Corrida Amiga, 2023. Disponível em: https://corridaamiga.org/wp-content/uploads/2023/11/CAU-EDUCA_Corrida-Amiga-Publicacao-.pdf

MACAN PAVEI, M.; CASTRO, A. Análise do apego ao lugar e representações sociais da escola em crianças no âmbito escolar. Revista de Extensão da UNESC, v. 4, n. 1, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.18616/re.v4i1.4320

MATOS DE LUNAS, R.; DE SOUZA PEREIRA, A. Caminhada ecológica: potencialidades para uma abordagem crítica da Educação Ambiental na Educação Básica. Revista Insignare Scientia – RIS, Brasil, v. 5, n. 2, p. 413–434, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13011.

MORAES, L. F. S. de. Entre a casa e a escola: a rua como eixo de ligação formal e social. Anais do XV ENANPEGE… Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/93871

NUNES, L.; BALBIN, M.; TANGERINO, R. Caminhada exploratória como ferramenta de sensibilização ambiental: um relato de experiência com estudantes do ensino médio no litoral paulista. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 19, n. 2, p. 261–270, 2024.

OLIVEIRA, M. V. N. de. Aula no parque: principais reflexões acerca da realização de atividades pedagógicas em unidades de conservação da natureza. Revista Sergipana de Educação Ambiental, v. 3, n. 1, p. 110–127, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.47401/revisea.v3i1.8814

PAVAN DETONI, L.; REZENDE FACCIN, C.; ZANINI RORATO, G. Oficina de collage: Arquiteturas de uma pequena cidade. PIXO – Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade, v. 7, n. 27, p. 302–315, 12 mar. 2024.

ROCHA, E.; DIEZ TETAMANTI, J. M.; CLASEN, C. M. Intervenção no bairro Dunas: por uma cartografia social dos encontros. V!RUS, São Carlos, n. 14, 2017. Disponível em: http://www.nomads.usp.br/virus/_virus14/?sec=4&item=4&lang=pt

 

 

Translate »