Poéticas da Diferença na UFPel

Nome do projeto: Poéticas da Diferença na UFPel

 

Código: 53214180

 

Resumo do projeto: Oferecer, para crianças com transtornos de comportamento, aulas de dança que possibilitem a investigação artística e criativa de suas singularidades e da sua relação com o meio. É um trabalho sem objetivo terapêutico, que se coloca como alternativo e somatório aos processos e atividades desenvolvidos pela instituição parceira, motivo pelo qual será desenvolvido nas dependências da UFPel. Especificamente, aos alunos do curso de licenciatura em dança, que atuarão como monitores, o projeto tem por objetivo possibilitar a prática de planejamento pedagógico, a atuação como facilitador/professor e a prática da observação, registro e avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, na interface dança-diversidade, já desde os primeiros semestres da graduação. ESPECÍFICOS: Trabalhar coordenação motora, equilíbrio, orientação espacial e condicionamento físico do aluno; Promover trabalho de consciência corporal, autoconhecimento e sensibilização do aluno; Estimular o exercício criativo através da dança para desenvolver uma visão crítica, contextualizada e complexa do mundo; Desenvolver uma atuação social mais autônoma do aluno, do ponto de vista intelectual e motor; Proporcionar o envolvimento dos alunos do curso de Licenciatura em Dança e do ambiente acadêmico nas discussões que envolvem esta proposta.

 

Professor responsável: Eleonora Campos da Motta Santos