WordPress Institucional Plataforma institucional de hospedagem de websites
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início do conteúdo

Menus personalizados

O menu padrão de um site no WordPress é gerado automaticamente, a partir das páginas publicadas no site. O recurso de Menus Personalizados oferece a possibilidade de criar menus com links para qualquer conteúdo (do próprio site, ou externo) e organizar os itens livremente, através de uma interface visual.

Os menus personalizados podem ser utilizados nas áreas de navegação e de widgets do site, oferecendo alternativas adicionais para indexar e destacar o seu conteúdo para visitantes.

Criando um menu personalizado

O vídeo abaixo apresenta uma visão geral do processo de criação de um menu personalizado. Para orientações mais detalhadas, continue lendo o texto abaixo do vídeo.

No painel administrativo do site, acesse o menu Aparência e clique na opção Menus.

Para criar um menu, clique em crie um novo menu no topo da página. A seguir, digite um nome para o menu e clique no botão Criar menu.

Os seguintes tipos de conteúdo podem ser inseridos em um menu: Páginas e Posts criam links diretos para páginas e posts específicos publicados no site; Links personalizados permitem inserir endereços da web (URLs) para qualquer site ou documento; e Categorias permitem listar todos os posts de uma determinada categoria.

No quadro de conteúdos, selecione o tipo desejado, marque os itens que deseja inserir no menu e clique no botão Adicionar ao menu. Os itens serão inseridos como blocos na coluna da direita, onde está representada a estrutura do menu. Os blocos podem ser arrastados e reposicionados na ordem desejada. Para criar um submenu, arraste um item um pouco mais para a direita.

Para finalizar, nas Configurações do menu, em Posições no Tema, selecione onde o menu deverá ser exibido e clique em Salvar Menu.

Editando um menu existente e criando um submenu de links

Veja no vídeo abaixo como editar um menu existente e criar um submenu apenas com links.

Observe a utilização do Link personalizado com um caractere # no lugar da URL. Isso permite criar um item de menu que não terá efeito ao ser clicado, apenas para criar o submenu com os links.

O vídeo demonstra também como ativar a opção para que os links sejam abertos em uma nova janela do navegador.

Configurando itens de menu para abrirem em uma nova aba

  1. No canto superior direito, clique em Opções de tela
  2. Abaixo do título Mostrar propriedades avançadas de menu, marque a opção Destino do link
  3. Na estrutura de menu, clique na seta para baixo para expandir o item de menu que deseja alterar
  4. Marque a opção Abrir link em nova aba

Menus nas áreas de widgets

Além do menu de navegação principal do site, é possível inserir menus personalizados em qualquer área de widgets.

O vídeo abaixo demonstra como criar um segundo menu personalizado e inseri-lo na barra lateral do site, através do widget de menu.

Publicado em 30/03/2016, nas categorias Tutoriais, Vídeos, WordPress.