Início do conteúdo
Guia do usuário

EMPRÉSTIMO

Para fazer empréstimos, tenha em mãos documento de identidade oficial com foto e número de matrícula.

 

PRAZOS

Os prazos para empréstimo são os seguintes:

Periódicos, folhetos, CDs, DVDs – 3 (três) dias

Livros e trabalhos acadêmicos – 7 (sete) dias

As obras de referência não serão emprestadas, salvo por determinação oriunda do responsável pela biblioteca.

Obras de consulta local poderão ser emprestadas uma (1) hora antes do término do expediente, somente nos finais de semana, devendo ser devolvidas até as 8h30min do primeiro dia útil após a retirada. O usuário poderá retirar até 2 itens de consulta local.

Categorias de usuários: Discentes (graduação e pós) e Servidores (docentes e técnicos)

Quantidade de materiais emprestados:  até 8 (oito) itens em todo o Sistema de Bibliotecas, sendo que não pode ser mais de 3 itens por biblioteca.

DEVOLUÇÃO

A devolução de itens deverá ser feita na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo.

No caso de atraso na devolução da obra, o usuário não poderá realizar novos empréstimos até que regularize sua situação com o SisBi.

RENOVAÇÃO

O usuário poderá realizar até 3 (três) renovações da mesma obra pela internet, devendo após esse prazo levar o material para renovar na biblioteca, juntamente com seu cartão de identificação. Obras que possuírem reserva não poderão ser renovadas.

RESERVAS

A reserva de itens poderá ser feita somente pela internet.

A obra só poderá ser reservada se não houver nenhum exemplar disponível na biblioteca.

O usuário poderá reservar até 3 (três) publicações, que estarão a sua disposição por 24 horas. Após este prazo, a reserva passará para o próximo usuário da fila de reserva.

PAGAMENTO DAS MULTAS

Conforme Portaria n. 1000, de 7 de maio de 2013,  o usuário em débito deverá retirar no sistema o canhoto contendo os dados e valor devido para que seja efetuado depósito identificado na Conta Única do Tesouro em qualquer agência do Banco do Brasil. Desta forma, após a devida comprovação do pagamento da Taxa de Cobrança de Multa – TCM, através de comprovante impresso, o usuário terá restabelecido seu direito ao empréstimo de material bibliográfico pelo Sistema de Bibliotecas.

Pagamento de multa por todas as categorias de usuários que não renovarem ou devolverem os itens nos prazos previstos neste Regulamento, nos valores vigentes na data da quitação do débito, de acordo com as condições abaixo:

I – o valor da multa será de R$1,00 (um real) por dia de atraso para cada material emprestado; as multas recorrentes de obras de consulta local (mesmo valor) será cobrada por hora, considerando os termos das Portarias no. 216, de 13 de março de 2002 e Portaria nº 1095, de 14 de maio de 2013.

II – a multa deverá ser paga por item emprestado, por dia e/ou hora de atraso, incluindo finais de semana e feriados. Serão cobrados sábados, domingos e feriados, se o livro não for entregue no dia útil que antecede o final de semana e/ou feriado. Nenhuma obra será emprestada para ser entregue nos finais de semana e feriados;

III – os casos excepcionais, com apresentação de atestados e/ou ocorrência policial, serão estudados pela biblioteca em prejuízo, e os mesmos não isentam o usuário da reposição do item patrimonial extraviado ou danificado;

IV – por publicação perdida ou extraviada será cobrada multa a partir do primeiro dia de atraso do material até a notificação por escrito da perda.

Ao usuário em débito ou qualquer outra pendência, ficará suspenso o empréstimo nas bibliotecas do SisBi.

Os usuários não serão penalizados com pagamentos de taxas perante a apresentação de atestados médicos, e também durante o período em que as bibliotecas do SisBi suspenderem temporariamente o atendimento.

Poderão ser emitidos avisos de cobrança de material da biblioteca via e-mail. O não recebimento do mesmo não o isenta do referido débito.

 

GUARDA VOLUMES

O uso do guarda volumes é permitido somente durante a permanência do usuário na Biblioteca.

A perda ou pernoite da chave acarretará em multa no valor de R$ 15,00 (quinze reais).

As chaves do guarda volumes serão emprestadas na portaria, por um período de 4 horas. Ao final deste período, o usuário deverá devolver ou renovar o empréstimo.

O empréstimo de guarda volumes será feito mediante a apresentação de documento de identidade e do cartão de identificação da biblioteca, e será realizado através do sistema Pergamum.

A BIBLIOTECA NÃO SE RESPONSABILIZA POR MATERIAL DEIXADO NO GUARDA VOLUMES.

 

USO DOS COMPUTADORES DA BIBLIOTECA

Os computadores da biblioteca são de uso restrito às atividades de pesquisa acadêmica.

A Internet deverá ser utilizada somente para fins de pesquisa ou outras atividades acadêmicas, sendo proibido o acesso a sites inadequados, com fins não didáticos.

O usuário que for flagrado utilizando os computadores da biblioteca para jogos, bate-papo, redes sociais (Orkut, Facebook, Twitter, entre outros), conteúdos impróprios ou mau uso será advertido e deverá encerrar seu uso.

É proibida a instalação de softwares ou alterações na configuração e componentes dos computadores.

O usuário será responsável por danos intencionais ocorridos aos equipamentos durante seu uso.

A biblioteca não se responsabilizará por qualquer informação arquivada pelos usuários, e poderá removê-las sempre que necessário.

DISPOSIÇÕES GERAIS

O usuário terá livre acesso às estantes e terminais de consulta nas bibliotecas.

 É vetada a entrada na área do acervo e leitura da biblioteca com lanches, bebidas, cigarros e assemelhados, bem como o uso de aparelhos sonoros e telefones celulares no ambiente de estudo.

Não será permitida a entrada nas dependências das bibliotecas com volumes (pastas, bolsas, classificadores, chimarritas, etc.) que possibilitem o transporte indevido de qualquer material.