Início do conteúdo

Artigos da Especialização em Educação Infantil inseridas no acervo da Biblioteca de Ciências Sociais.

ALMEIDA, Alessandra Londero. A coletividade do trabalho na Educação Infantil: para além da formação profissional. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce2b.pdf.

BERGMANN, Maristela. O brincar no estágio em educação infantil sob o olhar da sociologia da infância. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce4d.pdf.

CASALINHO, Júlia Victoria. Revista do Ensino no Rio Grande do Sul: uma análise dos jogos na seção ‘Educação Pré-Primária’ no período de 1954 a 1961. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce40.pdf.

COUTINHO, Geruza Gonçalves. Da roda dos expostos às políticas públicas de educação infantil: alguns apontamentos sobre essa trajetória. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce3b.pdf.

FERREIRA, Patrícia da Silva; NUNES, Georgina Helena Lima (coorientadora). Práticas promotoras de igualdade racial: uma rotina possível para educação antirracista na educação infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce51.pdf.

FIALHO, Sabrina Leal Vignolle. Por que brincar na escola?: enfrentamentos e desafios na Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce57.pdf.

FREITAS, Renata Aires de. Educação Ambiental na Educação Infantil: um debate sobre consumo e meio ambiente no contexto institucional. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce55.pdf.

LIMA, Camila Gomes de. O uso do lúdico como dispositivo do desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce31.pdf.

LIMA, Ingrid Cristine Garcia de. A pré-escola na escola: a educação infantil em busca de si mesma. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce3e.pdf.

LOPES, Dionata Oliveira. Constituindo-se Professor Arte-Educador: as narrativas de um encontro da Pedagogia com o Teatro. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce35.pdf.

LUCAS, Liane Régio. ‘Yummy Yummy, let’s eat vegetables?!’: as atividades no aprendizado de língua inglesa à luz de Celèstin Freinet. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce46.pdf.

MACEDO, Márcia Elisa Lopes. Crianças pequenas: entre brincadeiras populares e tecnologias. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce49.pdf.

MAJADO, Juliane Ossanes. Interação e participação das crianças da educação infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce44.pdf.

MEDEIROS, Viviane. Expectativas de mães de crianças com Síndrome de Down acerca da inclusão na Educação Infantil: olhar, sentimentos. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce59.pdf.

NEVES, Gabrielle Lopes das. Novos horizontes pela perspectiva das Infâncias de Ilha: outras possibilidades de pensar as infâncias brasileiras. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce39.pdf.

OLIVEIRA, Rafaela Engrácio de. A importância da literatura infantil na Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce53.pdf.

RIBEIRO, Juliana Lemes. Concepção de infância do professor de Educação Infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce42.pdf.

RIBEIRO, Meri Helen Bjerk Vieira. O corpo como protagonista no processo de aprendizagem da criança com deficiência visual. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce4f.pdf.

SANTOS, Endi Barbosa dos. Ser professora de inglês: uma discussão a partir do conceito de profissional reflexivo de Donald Schön. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2018. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce37.pdf.

SANTOS, Maria Teresinha Borges dos. Tornando-me professora de educação infantil: as crianças e suas relações com o brincar. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce4b.pdf.

SOUZA, Altamira Dias de. Barulho, imaginação e criações: Eureca! São crianças na sala do brincar heurístico. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce2d.pdf.

VIEIRA, Ana Paula Souza. Um debate sobre o ensino de ciências da natureza na educação infantil. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce2f.pdf.

VIEIRA, Daiane Lilge. Crianças com TEA nos contextos da educação infantil: intervenção nos períodos de alimentação. [recurso eletrônico]. Artigo Científico (Especialização em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, 2020. Disponível em: http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/…/0000ce/0000ce33.pdf.

Comments

comments

Publicado em 18/06/2021, na categoria Notícias.