Núcleo da Canção – NuC

 

O Núcleo da Canção, criado em 2019 pelos professores Guilherme Sperb e Leandro Maia, é uma ação que possibilita a interação entre professores, servidores e estudantes da Universidade Federal de Pelotas com a comunidade a partir do estudo sistemático de repertórios e de práticas artísticas ligadas à canção popular, envolvendo processos criativos em letra e música, vocalidades, performance musical e produção crítica em música. A ação concilia um espaço de reflexão, de comunicação e de escuta, desvelando saberes intuitos e não-intuitivos presentes nesta forma artística que concilia áreas como artes, comunicação, letras, linguística, indústria criativa, entre outras.

O Núcleo divide sua metodologia em quatro ações básicas: a) Retrato do Compositor, em que figuras centrais da canção brasileira são abordadas; b) Residências artísticas com criadores; c) Círculo de Canções (Roda de Violões), com a apresentação de trabalhos inéditos e recentes dos participantes do grupo; d) Mão na Massa, que trata da criação musical coletiva. Dentre os convidados, o Núcleo da Canção já promoveu encontros com Vitor Ramil, Conceição Teixeira, Chico Saraiva, Bianca Obino, Felipe Azevedo, Mihay e Coletivo Horta, Mateus Porto e Vanessa Longoni.

Alguns dos objetivos do NuC:

– Possibilitar encontros semanais que possibilitem a interação dos participantes com convidados;
– Desenvolver leituras temáticas sobre Canção Popular
– Realizar levantamentos comunicações periódicas da produção acadêmica na área
– Possibilitar a prática artística e o estabelecimento de uma rede de cancionistas/cantautores na cidade de Pelotas e região.
– Estabelecer cooperação internacional, através de parceria com a Bath Spa University/Reino Unido, Plataforma Pájaros/Espanha e outras
iniciativas individuais e coletivas em países como Costa Rica, Uruguai, Argentina e Portugal.
– Produzir espetáculo, festivais e eventos ligados ao tema, incluindo ensaios e circulação de artistas
– Desenvolver repertório experimental com vistas ao estudo de processos criativos.

 

Contato: nucleodacancao@gmail.com

Instagram:  https://www.instagram.com/muspopufpel/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100017729565847