GLOBE AT NIGHT

O PROJETO

 

Quando foi a última vez que você olhou para o céu à noite? Você sabia que podemos ver milhares de estrelas a olho nú? Então por que enxergamos apenas algumas dezenas?

 

O programa internacional GLOBE AT NIGHT visa conscientizar o público sobre o impacto da poluição luminosa convidando o cidadão a fazer medições do brilho do céu noturno. A poluição luminosa ameaça não só nosso “direito as estrelas”, mas também pode afetar o consumo de energia, a vida selvagem e saúde.

 

Para participar tudo que você tem que fazer é, uma hora após o pôr-do-sol, ir até a rua ou uma janela de casa com ampla vista para o céu, olhar para o céu e encontrar as constelações de Leão e do Cruzeiro do Sul. No site do GLOBE AT NIGHT estão disponíveis diagramas para facilitar a identificação dessas constelações e suas estrelas, e os forneceremos aqui.

IDENTIFICANDO CONSTELAÇÕES

 

Cada diagrama traz uma escala de magnitude. Na astronomia esse número indica o brilho de uma estrela: quanto menor a magnitude, mais brilhante ela é. Você deverá comparar cada diagrama com o que você vê no céu. Quando o número de estrelas na figura for maior do que aquelas que você consegue identificar no céu, retorne para o diagrama anterior.

 

* Constelação de Leão *

 

 

 

O primeiro diagrama (< 1.50 mag) abrange a região norte e oeste do céu, mostrando Betelgeuse (estrela vermelha na constelação de Órion; as famosas Três Marias representam o cinturão de Órion), Sírius (a estrela mais brilhante do céu, na constelação de Cão Maior) e Procyon / Prócion (estrela mais brilhante da constelação de Cão Menor). Note que nenhuma estrela da constelação de Leão é visível nesse caso, representando uma localidade com poluição luminosa elevada.

 

O quarto diagrama (< 4.50 mag) mostra apenas uma parte da região norte do céu onde a constelação de Leão se encontra.

 

 

* Constelação do Cruzeiro do Sul *