Atividades Equinócio!!

Você professor, que participou conosco no último GTTP, lembra-se dos projetos de observação de solstícios e equinócios??

Dando continuidade ao projeto proposto pelo Prof. Néstor Camino, realizaremos a observação do equinócio de outono no dia 20 deste mês (próxima terça-feira), no Campus Capão do Leão, a partir das 8:00. No local colocamos uma esfera branca (globo paralelo) onde marcamos as sombras durante o solstício de verão, ocorrido em dezembro de 2011.

Gostaríamos muito que vários professores desenvolvessem essa atividade de forma que pudéssemos compartilhar nossas experiências no GTTP deste ano. Assim começaríamos um grupo de trabalho que poderá realizar muitos projetos conjuntos.

Estamos entrando em contato com todos que participaram do grupo no fim do ano passado através de email, mas caso você seja professor ou conheça alguém que possa utilizar dos resultados das atividades em suas aulas, fique de olho na nossa página para acompanhar a evolução da atividade.

Como preparação, faremos uma observação prévia no domingo, dia 18. A idéia é que já obtenhamos dados, caso o tempo fique ruim no dia 20, e que os professores que desenvolverão o trabalho em suas escolas possam discutir conosco a atividade antes. A observação terá início às 08:30 com término previsto para as 15:00.

Segue na página DOWNLOADS material da obsrvação conjunta de equinócios e solstícios, onde você pode acompanhar na nossa página ou mesmo fazer o download. Caso prefira, vá até nossa página no Slideshare e veja todo material que temos disponibilizado:

Link para o SlideShare do Laboratório de Astronomia: Aqui