Voltar para Publicações

Artigos em revistas, Capítulos de livros, Anais de eventos, etc

Material didático para os anos iniciais: ler, escrever e contar (THIES e ALVES, 2013, Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD ; v. 16, p. 183-200)

Adição e Subtração nos Anos Iniciais: vai um [pra onde?] e pede emprestado [para quem?] (Texto sobre Matemática nos anos iniciais)

LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA (1943 – 1995) (ALVES, 2005 – Dissertação de Mestrado)

A MATEMÁTICA MODERNA NO ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO (1960-1978): UMA ANÁLISE DAS COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS ESTRADA ILUMINADA E NOSSA TERRA NOSSA GENTE (ALVES, 2013 – Tese de Doutorado)

“SOBRE MINHAS EXPERIÊNCIAS ESCOLARES COMO CRIANÇA”: REMINISCÊNCIAS DA ALFABETIZAÇÃO DE LUZIA FARACO RAMOS (ALVES, 2007 – Capítulo de livro)

UM ESTUDO SOBRE AS INFLUÊNCIAS DA MATEMÁTICA MODERNA NA PRODUÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS PARA O ENSINO PRIMÁRIO GAÚCHO (1960-1978) (ALVES, 2016 – Anais de evento)

LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NO RIO GRANDE DO SUL (1960- 1978): fontes para um estudo da Matemática Moderna no ensino primário gaúcho (ALVES, 2016. Caminhos da Educação Matemática em Revista – artigo em periódico)

Formação inicial e continuada de professores: PIBID matemática nos anos iniciais (ALVES, 2017. Revista Crítica Educativa)

ANÁLISE HISTÓRICA DE LIVROS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: um estudo a partir da História Cultural (ALVES e RIPE, 2017. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática)

Uma Leitura sobre as Origens do Movimento da Matemática Moderna (MMM) no Brasil (ALVES, 2017. Revista Tópicos Educacionais)

O ensino da Matemática nos anos iniciais: uma ação de formação no âmbito do PROEXT/FURG. (ALVES, 2017. Coleção Cadernos Pedagógicos da EaD ; v. 28, p. 105-126)

Livros Didáticos Integrados para o Ensino Primário Gaúcho: uma Análise da Abordagem das
Operações Aritméticas da Soma e Subtração (1960-1978).
(ALVES, 2018. Revista JIEEM)

Ações de formação continuada de professores em um projeto de extensão: PNAIC Matemática – Ufpel. (ALVES, 2018. Coleção extensão e sociedade, n.1)

O ensino das operações aritméticas nos anos iniciais com sentido: superando o “vai um” e o “pede emprestado” (ALVES, 2018. TCC)