Voluntários da ALM apresentam seus trabalhos no SIEPE

Seis estudantes voluntários da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) apresentaram seus trabalhos no XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC), que aconteceu na última semana (22 a 26 de outubro), na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Os alunos de Engenharia Hídrica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção e Relações Internacionais apresentaram seus trabalhos sobre a atuação da ALM. Cada um dos alunos falou um pouco sobre o trabalho da agência, abordando pontos diferentes.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Diovana Guterres, falou sobre a comparação interanual da qualidade da água do canal São Gonçalo. Já o trabalho em conjunto de Aline Simões, Diovana Gueterres, Francine Viana, Gilberto Collares e Liara Kurtz, apresentado pela estudante Aline, falou sobre a análise de dados coletados em 2017 da água bruta da Estação de Tratamento (ETA) – Terras baixas conforme a resolução nº 357/05 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Vitória Rovel é destaque no XXVII CIC/Foto: Marília Corrêa

A estudante de Relações Internacionais, Brenda Cardoso falou sobre o recrutamento, a seleção e a experiência laboral voluntária para estudantes de Relações Internacionais, estudando os casos da ALM. Liara Kurtz falou sobre a qualidade da água dos pontos coletados na Lagoa Mirim, que fazem parte da atuação da agência. E, por último, Leon Borges falou sobre a importância de uma proposta de gestão do almoxarifado na UFPel.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária e estagiária da ALM, Vitória Rovel foi um dos destaques entre os apresentadores do XXVII CIC, com o seu trabalho, em que fez uma análise do estado trófico da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim.

Os trabalhos foram um sucesso e a ALM parabeniza os seus estagiários pelas pesquisas e pelo sucesso dos trabalhos.

Por Amanda Kuhn