SISSA

Segue a Programação do Evento

 

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saneamento é o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeitos nocivos sobre o bem estar físico, mental e social. É o conjunto de medidas adotadas em um local para melhorar a vida e a saúde dos habitantes, impedindo que fatores físicos de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem-estar físico mental e social.

À luz desses conceitos, o estabelecimento de bacias hidrográficas como unidade de planejamento e gestão dos processos socioambientais, exige dinâmicas de trabalho, cooperação e a integração de temas como saúde e saneamento em um recorte territorial.  E, nesse recorte territorial de bacia hidrográfica transfronteiriça reside um dos principais desafios na área de saneamento, especialmente aquelas relacionadas aos recursos hídricos fronteiriços e transfronteiriços de um país com dimensões continentais como o Brasil.

Nesse contexto e, considerando as atribuições da Universidade Federal de Pelotas frente à transnacionalidade da Bacia Hidrográfica Transfronteiriça Mirim – São Gonçalo o curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do MERCOSUL com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim/ALM propõem a realização do I Seminário Internacional Saneamento e Saúde Ambiental: desafios em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças. O evento ocorrerá no auditório da Faculdade de Direito/UFPEL (Praça Conselheiro Maciel, 215 – Centro), nos dias 04 e 05 de junho, em Pelotas.

O primeiro dia (04/06) com o Painel Contexto socioambiental na Bacia Hidrográfica Transfronteiriça Mirim – São Gonçalo: antecedentes e desafios, terá a participação de brasileiros e uruguaios. O segundo dia (05/06) dia Internacional do Meio Ambiente, terá a participação de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública/Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental com os temas Planejamento, Gestão e Tecnologias em Saneamento Ambiental. O evento será gratuito, com a confirmação da inscrição no local, de acordo com a disponibilidade de lugares.