Bolsistas voluntários apresentarão trabalhos no XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC) da Universidade Federal de Pelotas

A Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) se prepara para participar do 4º Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (SIIEPE/UFPel), que será realizada nos dias 22 a 26 de Outubro de 2018 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na UFPel. Seis estudantes voluntários da Agência apresentarão trabalhos no XXVII Congresso de Iniciação Científica (CIC).

Marília Corrêa, técnica de laboratório da ALM e orientadora de três dos resumos aprovados  no CIC, conta um pouco sobre alguns dos trabalhos aprovados. “Nós procuramos trabalhar com os projetos que já ocorrem na Agência, que são principalmente de monitoramento da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e de alguns afluentes.”, afirma. Há ainda trabalhos que versam sobre relações internacionais e gerenciamento de processos administrativos, todos sob orientação do corpo técnico da Agência.

Uma das estudantes que que apresentará o resumo na CIC é Vitória Rovel, aluna do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Ela desenvolve estudo de análise do estado trófico da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim e comentou a experiência que vem adquirindo na temática: “Eu tô achando bem interessante fazer essas análises, e curiosa pra ver o resultado final”, agregando ainda informações sobre o recorte do trabalho: “Para o CIC, coloquei apenas dados do canal São Gonçalo, mas para o meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), farei de toda a Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim.”

O CIC é o maior evento científico da UFPEL, e faz parte da SIIEPE/UFPel, junto a outros quatro eventos: Congresso de Inovação Tecnológica (CIT), Congresso de Ensino de Graduação (CEG),  Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o Encontro de Pós-Graduação (ENPOS). A 4° SIIEPE/UFPEL, será realizada entre os dias 22 e 26 de outubro de 2018, na UFPel. Mais informações na página oficial do evento: https://wp.ufpel.edu.br/siiepe/

Conheça os trabalhos com a participação dos bolsistas voluntários da ALM:

Trabalho: Aluno:
Qualidade da água bruta tratada no Capão do Leão que é distribuída Aline Simões
Qualidade da água dos pontos coletados na Lagoa Mirim relacionados com a legislação vigente (CONAMA Nº 357/2005) Liara Kurts
Qualidade da água dos pontos coletados no canal São Gonçalo relacionados com a legislação vigente (CONAMA Nº 357/2005) Diovana Guterres
Análise do estado trófico da Bacia Hidrográfica da Lagoa Mirim Vitória Rovel
Recrutamento, seleção e experiência laboral voluntária para estudantes de Relações Internacionais: estudo de caso da Agência da Lagoa Mirim Brenda Rodrigues Cardoso
Uma proposta para implementação de gestão de almoxarifado em um setor da Universidade Federal de Pelotas Leon Devereau Borges

por Victor Langmantel