ALM disponibiliza documentação sobre Tratados Internacionais e reuniões transfronteiriças

Com o objetivo de publicizar documentos e atas de importantes reuniões, a Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM) agregou em  sua página web o botão “Arquivos”que podem, a partir de agora, serem acessados para maior conhecimento e estudo sobre a região. Entre os documentos digitalizados, pode-se encontrar desde tratados até atas de reuniões entre delegações de Brasil e Uruguai debatendo temáticas que envolvem a região de fronteira.

Os arquivos mais recentes disponibilizados são atas de reuniões entre a ALM e a Delegação Uruguaia da Comissão Mista da Lagoa Mirim (DU-CLM), ocorridas nos meses de abril e junho desse ano. A ata do mês de abril, por exemplo, descreve a reunião que ocorreu na cidade de Treinta y Tres, no Uruguai, em que se discutiram assuntos referentes à composição da Comissão Mista Brasil-Uruguai (CLM) e a sua agenda de reuniões, à Hidrovia Uruguai-Brasil (HUB) e à possibilidade de parcerias de monitoramento hidrológico na região. Já no mês de junho, as reuniões foram realizadas na cidade de Pelotas, ocasião em se reuniram representantes da ALM, DU-CLM, Ministério das Relações Exteriores do Brasil e Ministério das Relações Exteriores do Uruguai.

A iniciativa do banco de dados de documentos evoca a necessidade de se manter e disponibilizar a memória e o registro das ações da ALM. O acervo está sendo elaborado e organizado pelos estagiários da ALM, que são estudantes do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O resultado você confere em: https://wp.ufpel.edu.br/alm/arquivos