Início do conteúdo
Equipe

Equipe Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim

 

COORDENADOR

Prof. Bruno Müller Vieira

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande (2007). Especialização em Docência na Educação Profissional na Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas (2009). Mestrado e Doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais. Professor da Universidade Federal de Pelotas, lotado no Centro de Engenharias, atuando no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Trabalhou na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel durante 8 anos. Sendo 2 anos no Departamento de Pós-Graduação e 6 anos como coordenador do Departamento de Pesquisa.

Email: bruno.alm.ufpel@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677

CHEFE DO NÚCLEO DE INFRA-ESTRUTURA

ROSIANE

Rosiane Schwantz do Couto

Possui graduação em Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (2011) e Especialização em Biologia da Conservação pela Universidade Católica de Pelotas (2012). É também Mestre e Doutoranda em Ciências na área de manejo e conservação do solo e da água pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é assistente em administração da Universidade Federal de Pelotas.

Email: couto.rosianes@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677

ASSESSORA

Mariane Coelho Amaral

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) e Especialização em Saúde e Segurança no Trabalho. Também é mestranda em Modelagem Computacional na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem interesse na área de projetos e instalações elétricas, bem como soluções computacionais e técnicas de mineração de dados.

Email: marianecamaral@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677

TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Paulo Roberto dos Santos Mendonça

Graduado em Relações Internacionais e Integração pela Universidade Federal da Integração Latino – Americana (UNILA). Participou do Observatório Eleitoral Latino-Americano, vinculado à Unila, com missões no Paraguay (2013) e Chile (2013). Já desenvolveu trabalhos relacionados ao jornalismo impresso, com edição e reportagem de caderno de Ciência & Tecnologia do jornal Amazonas Em Tempo, bem como estágio na Rádio e TV do Amazonas na área de produção de telejornal. Tem interesse de pesquisa nas temáticas relacionadas à Democracia, Direitos Humanos, Participação Social em Processos de Integração e Decolonialismo. Atualmente é servidor técnico-administrativo em Educação e pós-graduando em Gestão Pública, Relações Internacionais Contemporâneas e mestrando em Ciência Política. 

Email: paulo.alm.ufpel@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677

ESTAGIÁRIO

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos de sol, barba e close-up

Ricardo Castilhos de Oliveira

Possui curso-técnico profissionalizante em Técnico em Edificações pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (2012) e é graduando do curso de Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Tem experiência na área de projetos e orçamentos. Participou de pesquisa no Illinois Institute of Technology em Chicago, EUA na área de habitabilidade, focado em buscar soluções para problemas como dependência de recursos não renováveis, mobilidade, aumento de densidade populacional entre outros desafios enfrentados por grandes cidades  utilizando conceitos de circuito fechado e desperdício zero.

Email: ricardocastilhosdeoliveira@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677


Equipe do Laboratório de Análise de Águas e Efluentes

 

COORDENADORA TÉCNICA DO LABORATÓRIO

mariliaguidoti

Marília Guidotti Corrêa

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande(2005), especialização em Ensino de Química pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais(2015), curso-técnico-profissionalizante em Técnico em Química pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense(2007) e é mestranda em Química pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é Técnica de Laboratório – Área Química da Universidade Federal de Pelotas.

Email: lab.alm@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677

EQUIPE TÉCNICA 

Francine

Francine Vicentini Viana

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e mestrado em Oceanografia Física, Química e Geológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Tem experiência na área de Oceanografia, com ênfase em Oceanografia, atuando principalmente nos seguintes temas: poluição, fitorremediação, biorremediação, iqa e precipitação.

Email: lab.alm@gmail.com

Telefone: (53) 3227 3677

BOLSISTAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
  • Andressa Dröse – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Gabriel Borges dos Santos – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Mariana Corrêa Rachinhas – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Marlon Heitor Kunst Valentini – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Larissa Aldrighi da Silva – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Marcos Antonio da Silva – Química Industrial

  • Marcela Rocha Martinez – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Cipriane Maciel Viana – Engenharia Ambiental e Sanitária

  • Josias Biazin da Silva – Engenharia Ambiental e Sanitária

 


Colaboradores 

 

PISCICULTURA

Robaldo

Prof. Dr. Ricardo Berteaux Robaldo – Coordenador Técnico

Formado em Oceanologia, pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) ,mestrado em Oceanografia, pela  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Doutor em Oceanografia Biológica pela  Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Animal Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Fisiologia reprodutiva de teleósteos marinhos, fisiologia aplicada a aqüicultura e fisiologia de animais antárticos. Atua como professor e orientador nos Programas de Pós-Graduação em Aquicultura (FURG) e Parasitologia (UFPel). É o atual coordenador do Laboratório de Psicultura no Chasqueiro.

Email:  ricardo.robaldo@pq.cnpq.br  / ricardo_robaldo@ufpel.edu.br
Telefone: (53) 32757337 ou  (53) 81124188

Bianca da Cruz Iéck – (UFPel/Lafaaq)

Graduanda em Ciências Biológicas na UFPel, estagiária do Laboratório de Fisiologia Aplicada a Aquicultura.

Dr. Diego Moreira de Souza (UFPel/IB) – Pesquisador colaborador 

É bacharel em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande, título obtido em 2007. É mestre e doutor em Aquicultura pela mesma universidade, títulos obtidos em 2011 e 2015, respectivamente. Foi responsável pela elaboração e execução de projetos na área de Microbiologia do Departamento de Patologia do Hospital Universitário de Rio Grande do ano de 2005 a 2007. Atuou no laboratório de Microbiologia do núcleo Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas no ano de 2008 instaurando a linha de pesquisa de probióticos em aquicultura na instituição. Tem experiência na área de Microbiologia e Aquicultura. Fez parte do Programa de Pós-graduação em Aqüicultura (FURG) onde participou da elaboração, execução e publicação de projetos e artigos de interesse científico. Suas linhas de pesquisa englobam o estudo de probióticos, imunologia, análise de estresse oxidativo e do sistema antioxidante, com ênfase em Crustáceos. Atuou como técnico do laboratório de Genética da Universidade Federal do Rio Grande de 2013 a 2016. Atualmente é técnico do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Prof. Dr. Sérgio Renato Noguez Piedras

Possui graduação em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1979), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (1999) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Pelotas (2003). Atualmente é prof. adjunto da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, atuando principalmente nos seguintes temas: jundiá, cultivo, peixe-rei, catfish e desova.

Prof. Dr. Charles Nunes Fróes

Possui graduação em Ecologia pela Universidade Católica de Pelotas (2003) e Doutorado em Aquicultura pela Universidade Federal de Rio Grande (2012). Atualmente é técnico da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM) da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência em aquacultura sustentável; gestão, licenciamento e auditoria ambiental.

Telefone: (53) 32273677

 


 

RECURSOS HÍDRICOS


Prof. Dr. Hugo Alexandre Guedes

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), mestrado (2009) e doutorado (2013) em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa, na área de Recursos Hídricos e Ambientais. Atualmente é Professor Adjunto II do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e Professor Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Recursos Hídricos (nível mestrado e doutorado) e Ciências Ambientais (nível mestrado) da UFPel. Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de água em bacias hidrográficas (modelagem matemática e estatística multivariada), dispersão de poluentes em ambientes aquáticos, autodepuração, modelagem hidrológica, sistemas de informações geográficas e sensoriamento remoto aplicado aos recursos hídricos, planejamento e gestão sustentável dos recursos hídricos, modelagem ecológica em ecossistemas aquáticos.

Email:  hugo.guedes@ufpel.edu.br
Telefone: (53) 32841614

Prof. Dr. Gilberto Loguercio Colares

Professor Titular do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, CDTec, da Universidade Federal de Pelotas, com atividades docentes nos cursos de Engenharia Hídrica e no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos. Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (1982), Licenciatura Plena – Formação Pedagógica nas disciplinas especializadas da Educação Profissional, pela Universidade Federal de Pelotas (1987), Especialização em Ecologia pela Universidade Católica de Pelotas (1988), Especialização em Engenharia de Irrigação pela Universidade Federal de Santa Catarina(1989), Especialização em Elaboração de Projetos de Irrigação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e Doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Tem experiência na área de Engenharia e Recursos Hídricos, com ênfase em Ciência e Hidrologia do Solo, Hidrodinâmica, Hidrometria, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de bacias hidrográficas, hidrometria para gestão de recursos hidricos, monitoramento hidrológico e hidrossedimentologia. Coordena projetos aprovados pelo MCT-CNPq, Editais do CTHidro, na área de Recursos Hídricos e atua em Projetos que envolve o Manejo de Bacias Hidrográficas e o Estudos Hidrodinâmico do Canal São Gonçalo e suas relações com o sistema lagunar Patos-Mirim. É o idealizador do Curso de Engenharia Hídrica, implantado em 2009 na UFPel e orientador no Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos da UFPel. Atua como Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior-SINAES, em Instituições de Ensino e Cursos de Graduação.

Email:  gilbertocollares@gmail.com
Telefone: (53) 39211240