Início do conteúdo

Agência Lagoa Mirim apresenta novidades sobre planejamento estratégico

A Oficina de Planejamento Estratégico da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim e seus resultados foram uma das pautas da reunião do diretor da ALM, Gilson Porciúncula, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e integrantes da equipe do Ministério da Integração Nacional. Enquanto a oficina ocorreu na quarta (18) e quinta (19), a reunião na reitoria foi realizada na sexta (20).

De acordo com Porciúncula, a oficina superou expectativas, graças à participação de diversas instituições ligadas às atividades da agência, que mantiveram uma participação intensa. O diretor explicou que as conclusões tiradas nos trabalhos de grupo foram muito semelhantes, em especial no que toca às barragens administradas pela ALM, a do Chasqueiro, em Arroio Grande, e a barragem-eclusa do Canal São Gonçalo.

O consultor técnico Fábio Ferraz, destacado pelo Ministério para prestar consultoria ao órgão da UFPel, explicou que o próximo passo será, daqui a um mês, realizar uma oficina devolutiva, para trazer um plano de ação para a Agência e um projeto de metodologia para gerenciamento de projetos.

Durante a reunião, o reitor da UFPel disse que a ALM está buscando, junto ao Ministério dos Transportes, recursos para recuperação da barragem-eclusa, além de um convênio para a operação da estrutura. O projeto, a cargo do diretor, já está em elaboração para, posteriormente, ser levado à Brasília. Entretanto, Del Pino também afirmou que deseja resgatar na comunidade universitária a importância acadêmica em possuir a eclusa, uma estrutura estratégica para comunidades de dois países.

Publicado em 23/03/2015, em Sem categoria.