Início do conteúdo

ALM na Reunião da Secretaria Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil

Nos dias 30 e 31 de outubro, o diretor da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, Gilson Porciúncula, participou da VIII Reunião da Secretaria Técnica da Hidrovia Uruguai-Brasil – HUB. O encontro realizou-se no Rio de Janeiro e foram tratados temas como a situação da tramitação do acordo sobre Transporte Fluvial e Lacustre na HUB, o projeto de dragagem do canal de Sangradouro e do canal de acesso ao Porto de Santa Vitória do Palmar, a situação do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da HUB, a dragagem e projetos portuários nos rios Cebollatí e Tacuarí, a disponibilidade de frota para transporte na HUB, a apresentação dos resultados do Desenvolvimento do Plano Cartográfico, a apresentação dos resultados sobre Regulamentos de Navegação e a definição da delimitação da HUB nas imediações do porto de Rio Grande.

Participaram da Reunião representantes do Ministério de Relações Exteriores, do Ministério dos Transportes, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT, do Ministério de Integração Nacional e da Marinha do Brasil, assim como uma comitiva do Uruguai com suas respectivas representações.

O diretor da ALM aproveitou a reunião para estreitar as relações com os representantes dos Ministérios e relatar sobre as preocupações da necessidade de um trabalho de revitalização da Barragem Eclusa, sendo esta uma estrutura fundamental para implementação da HUB. Neste sentido ficou encaminhada uma reunião para o próximo dia 26 e outra agenda em Brasília no Ministério de Relações Exteriores.

Publicado em 14/11/2014, em Agência.