Evento sobre Capacidades Governativas

A ALM participará de evento para a discussão sobre Capacidades Governativas de municípios brasileiros em diferentes contextos e escalas regionais.

Desde o ano de 2020, a ALM vem construindo relevante parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para realização de um estudo-diagnóstico junto aos gestores municipais de cidades da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo.

A partir das percepções do próprio território, o estudo terá por objetivo identificar as oportunidades e desafios em termos de políticas públicas relacionadas a temas como faixa de fronteira, cidades-gêmeas e à própria bacia hidrográfica transfronteiriça

Sobre o evento:

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Secretaria Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano (SMDRU-MDR), realizará no dia 20 de setembro de 2021 (segunda-feira), das 14h às 16h30, o evento “Capacidades Governativas de municípios brasileiros em diferentes contextos e escalas regionais”. A ocasião visa divulgar os projetos de pesquisa sobre o fortalecimento das capacidades governativas dos entes subnacionais desenvolvidos por universidades de diferentes regiões brasileiras.

O Seminário terá caráter aberto e será divulgado nos canais institucionais das universidades através do link: https://www.youtube.com/watch?v=EdKJZjGditA. Entre os objetivos do evento, estão: o estímulo de parcerias institucionais que colaborem na disseminação de conteúdo técnico e acadêmico sobre as capacidades governativas dos entes subnacionais; a promoção de troca de conhecimentos sobre os diferentes contextos e escalas regionais das pesquisas e o apoio institucional na divulgação dos instrumentos da Portaria n° 2.652, de 11 de Novembro de 2019, que estabelece o Programa de Fortalecimento das Capacidades Governativas dos Entes Subnacionais no âmbito do MDR.

Confira a programação do evento:

• 14h: Abertura do Seminário;
  • 14h20: UFRN – Capacidades governativas de municípios do Rio Grande do Norte com até 50 mil habitantes;
  • 14h40: UFCA – Diagnóstico da governança interfederativa nos municípios da Região Metropolitana do Cariri;
  • 15h: UFOPA – Diagnóstico de gestão territorial dos municípios lindeiros à BR-163/PA;
  • 15h20: UFVJM – Fortalecimento de Capacidades Governativas em Municípios do Médio e Baixo Jequitinhonha e do Vale do Mucuri – MG;
  • 15h40: UFPel – Diagnóstico das Oportunidades e dos Desafios para os municípios da Bacia Hidrográfica Mirim São Gonçalo na Faixa de Fronteira;
  • 16h: Debates e questões;
  • 16h30: Encerramento.

Publicado em 18/09/2021, em Sem categoria.