Início do conteúdo

Instalação de Estação de Monitoramento Hidrometeorológico no Rio Jaguarão

     Com essa bela vista do Rio Jaguarão, o grupo de pesquisas NEPE-HidroSedi, da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim-ALM, iniciaram nesta terça-feira (25/05/2021), o monitoramento de variáveis hidrológicas neste curso d’água.
     Na ocasião, foi instalada uma estação hidrometeorológica no Iate Club de Jaguarão, na margem esquerda do Rio Jaguarão, divisa com a cidade uruguaia de Rio Branco. A estação instalada realizará a obtenção de dados de nível d’água, precipitação, temperatura e umidade relativa do ar, direção e velocidade dos ventos, transmitindo, por telemetria os dados em tempo real, capaz de auxiliar no monitoramento ambiental da bacia hidrográfica Mirim-São Gonçalo. Associado a essa estação está uma seção de réguas linmétricas para validar os sensores de níveis para manter os dados obtidos consolidados no tempo.
     Essa iniciativa permitirá a constituição de uma série história de dados que auxiliem em estudos ambientais, modelagem hidrológica no âmbito da Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo, permitindo avanços na gestão de águas da região e aportando informações capazes de permitir o desenvolvimento regional sustentável.
     O grupo NEPE-HidroSedi, junto à ALM, espera contribuir com a comunidade local de Jaguarão, assim como a comunidade científica na produção de materiais técnico-científicos acerca de temáticas que estejam próximas dos anseios e avanços necessários para que os atores do território sejam protagonistas das necessárias transformações para o bem-estar de sua gente e dos seus espaços.

 

Publicado em 26/05/2021, em Sem categoria.