Início do conteúdo

Representante da FAO no Brasil visita a ALM

Encontro marcou o início de diálogos para implementação de um projeto de cooperação técnica na área de águas internacionais

Foto: Rafael Marques / AI ALM

Na última terça-feira (12), a Agência da Lagoa Mirim recebeu a visita do Dr. Rafael Zavala, representante da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) no Brasil. O tema central de sua passagem por Pelotas foi a proposta de um projeto de cooperação técnica entre os governos de Brasil e Uruguai, financiado pelo The Global Environment Facility (GEF), na área de governança e águas internacionais, em virtude da Bacia Hidrográfica Transfronteiriça da Lagoa Mirim. Tais iniciativas se fundamentam no Tratado da Lagoa Mirim, marco na cooperação bilateral entre Brasil e Uruguai no território da Bacia.

Pela manhã, uma vídeoconferência foi realizada entre o coordenador da ALM, prof. Gilberto Collares e os integrantes da Comissão Especial, juntamente com Vincente Plata, representante adjunto da FAO no Uruguai, Daniel Greiff, diretor nacional de Águas do Ministério de Moradia, Ordenamento Territorial e Meio Ambiente do Uruguai (MVOTMA) e Jorge Meza, representante da FAO no Paraguai. As tratativas foram mediadas pelo assistente da FAO no Brasil, Gustavo Chianca.

Foto: Reprodução

Na parte da tarde, uma visita técnica também foi feita na Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, no Distrito de Irrigação do Chasqueiro e na localidade de Santa Isabel. Foi acordado que as partes avançarão na formalização da proposta de cooperação junto aos seus respectivos governos.

Publicado em 14/11/2019, em Sem categoria.