Imprensa

O acervo da Imprensa é um dos que constituem o Projeto de Extensão “Acervos Documentais do Núcleo de Documentação História da Universidade Federal de Pelotas”. Nesse acervo estão presentes exemplares de vários jornais, apresentando um material diversificado. Alguns exemplos de jornais que constituem esse acervo são: Movimento, que apresenta números entre os anos de 1975 e 1981, Pasquim, Tribuna Metalúgica (com edições que compreendem os anos de 1989 a 1997), Voz da Unidade, Afro-América Latina Versus, Hora do Povo, Em Tempo, entre outros.

O acervo relativo à história da imprensa ainda está em seu processo inicial de organização e catalogação – devido a grande quantidade de material que o compõe – sendo esses procedimentos realizados individualmente para cada documento. Na confecção do catálogo estão dispostas as seguintes informações sobre os documentos: a caixa em que estava localizado o jornal, seu tipo documental, o título do jornal, a matéria de destaque na capa, sua origem, data e número de edição, bem como a cidade e ano de circulação de cada um dos títulos.

Confira os Jornais e Revistas já disponíveis!

Jornais:

Folha da Princesa (publicação da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas)