Revistas de Notícias e Entretenimento

O acervo das Revistas de Entretenimento e Notícias pertence ao LIPEEM/UFPel. É constituído por um material disponível para a construção de debates e reflexões sobre o uso das mídias nas práticas de ensino e pesquisa. Nesse acervo encontram-se periódicos como União Soviética em Foco, Carta Capital, Exame, Cadernos do Terceiro Mundo, Bundas, Revista do Globo, Novos Estudos, IstoÉ, IstoÉ Senhor, Caros Amigos, entre outros títulos. Ainda nesse acervo, podemos encontrar revistas que tiveram circulação por toda a América Latina, além do Brasil, como por exemplo, as revistas Leoplán – Magazine Popular Argentina, Educadores del Mundo, Time (revistas de Chicago e New York, nos Estados Unidos), Feminaria (também originária da Argentina), Shalom, entre outras. Os exemplares aqui citados e os demais que compõem esse acervo estão devidamente acondicionados e organizados em um catálogo com suas especificações individuais.

Outro acervo disponível é o da revista Veja, o qual possui cerca de 1550 números, também devidamente acondicionados em cerca de 50 caixas e com todos os seus exemplares organizados em um catálogo digital. O acervo da Veja contém exemplares desde o ano da fundação da revista, em 1968, até periódicos do ano de 2007. Além disso, há também edições especiais e complementares que fazem parte desse acervo da Veja.

 

A partir dos catálogos construídos com os documentos de cada um dos acervos citados anteriormente, é possível realizar inúmeras pesquisas, principalmente com a abordagem da importância das mídias e, mais especificamente, das revistas, como fontes históricas.