Revistas de Notícias e Entretenimento

O acervo das Revistas de Entretenimento e Notícias pertence ao LIPEEM/UFPel. É constituído por um material disponível para a construção de debates e reflexões sobre o uso das mídias nas práticas de ensino e pesquisa. Nesse acervo encontram-se periódicos como União Soviética em FocoCarta CapitalExameCadernos do Terceiro MundoBundasRevista do GloboNovos EstudosIstoÉIstoÉ SenhorCaros Amigos, entre outros títulos. Ainda nesse acervo, podemos encontrar revistas que tiveram circulação por toda a América Latina, além do Brasil, como por exemplo, as revistas Leoplán – Magazine Popular Argentina, Educadores del MundoTime (revistas de Chicago e New York, nos Estados Unidos), Feminaria (também originária da Argentina), Shalom, entre outras. Os exemplares aqui citados e os demais que compõem esse acervo estão devidamente acondicionados e organizados em um catálogo com suas especificações individuais.

Outro acervo disponível é o da revista Veja, o qual possui cerca de 1550 números, também devidamente acondicionados em cerca de 50 caixas e com todos os seus exemplares organizados em um catálogo digital. O acervo da Veja contém exemplares desde o ano da fundação da revista, em 1968, até periódicos do ano de 2007. Além disso, há também edições especiais e complementares que fazem parte desse acervo da Veja.

A partir dos catálogos construídos com os documentos de cada um dos acervos citados anteriormente, é possível realizar inúmeras pesquisas, principalmente com a abordagem da importância das mídias e, mais especificamente, das revistas, como fontes históricas.

Revistas disponíveis no acervo documental do NDH:

Veja (Catálogo de números disponíveis para consulta)