Selo Comemorativo dos 55 Anos

Estudantes, docentes e servidoras e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Pelotas participaram as escolha do selo comemorativo que acompanhará as comemorações dos 55 anos da UFPel, a serem completos no ano de 2024.

A votação ocorreu por meio do sistema de votação eletrônica Helios; cada votante recebeu no seu e-mail o link as informações para participar. Ao todo, participaram do processo de escolha 3.034 pessoas e a opção eleita foi a proposta n° 2, com 52,8% dos votos.

As propostas foram desenvolvidas pela equipe da área de Publicidade e Design da Coordenação de Comunicação Social (CCS) da UFPel, sob orientação da comissão que está elaborando os festejos dos 55 anos da Universidade.

O selo vencedor foi apresentado no dia 8 de agosto, dia do aniversário de 54 anos da UFPel, em evento que aconteceu no Museu do Doce.

 

Manual de uso do Selo Comemorativo dos 55 Anos

Selo-55-anos-UFPEL-04AGO23

UFPel comemora aniversário com lançamento de festejos dos 55 anos

A Universidade Federal de Pelotas teve seus 54 anos de fundação comemorados na última terça-feira (8). Além de atividades realizadas com estudantes, como a distribuição de quatro mil doces aos comensais do Restaurante Universitário, também foi realizado um coquetel no Museu do Doce. Na ocasião, além das celebrações pelo aniversário deste ano, foram lançados os festejos dos 55 anos da Universidade, que serão celebrados em 2024.

O ato foi iniciado com apresentação musical, conduzida pelos professores do curso de Música Carlos Walter Soares, Raul Costa d’Ávila e Thiago Ribas. Logo em seguida, a presidente da comissão que organiza o aniversário de 55 anos da UFPel tomou a palavra, momento durante o qual foi anunciado o selo comemorativo escolhido pela comunidade universitária: com 52,8% dos 3.034 votos, a opção eleita foi a proposta n° 2.

O assessor especial da Prefeitura de Pelotas, Luiz Van Der Laan, representante da prefeita Paula Mascarenhas, transmitiu as felicitações à Universidade por parte do poder público municipal.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento e reitor eleito, Paulo Ferreira Junior, destacou que naquela noite era necessário festejar: “Passamos por tempos tão difíceis que devemos celebrar que ainda estamos aqui”. A vice-reitora Ursula Silva salientou a importância da UFPel para a comunidade local e para a sociedade brasileira, lembrando que tudo que é feito no âmbito da Universidade reflete sobre o mundo.

Finalizando o protocolo, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, resgatou a trajetória da instituição, que desde antes de sua fundação, por meio de suas unidades antecessoras, algumas delas centenárias, vem promovendo o desenvolvimento e a formação integral de pessoas. “Nossos fundadores e pioneiros vislumbraram um lugar onde a educação superior fosse acessível a todas as pessoas e esse ideal continua a nos guiar”, disse.

Seguiu-se ao ato coquetel, realizado em parceria com a Associação de Amigos do Museu do Doce. Os alimentos servidos foram preparados por estudantes do curso de Gastronomia da UFPel, que proporcionaram aos presentes um cardápio baseado em pães, pastas e caldos. Também foram esses alunos, sob orientação da professora Ângela Galvan, que preparam os doces distribuídos nos Restaurantes Universitários no horário de almoço.