Início do conteúdo
Disciplina de Química Verde

Quem trabalha como químico ou estuda química é visto como uma pessoa ligada à produção de substâncias que muitas vezes gera resíduos tóxicos, que serão descartados de maneira errônea, trazendo danos ao meio ambiente. Infelizmente muitas indústrias ainda não se preocupam ou não têm como prioridade as questões ambientais.

O meio ambiente vem sendo sistematicamente degradado há mais de um século, desde a revolução industrial. A conscientização da sociedade e consequente cobrança por alternativas que minimizem o impacto das atividades da indústria química foi sem dúvida uma das molas propulsoras do surgimento da nova filosofia da. Química Verde. Surgida no início da década de 1990 nos EUA,a química verde se constitui de uma série de princípios que visam o desenvolvimento e utilização del r processos e produtos que reduzam ou eliminam o uso de substâncias perigosas.

Para introduzir a ideia da Química Verde ou Química Benéfica ao Ambiente aos futuros profissionais dos cursos de Química, a disciplina obrigatória de Química Verde faz parte da grade curricular dos cursos de Química Industrial, Química Bacharelado e Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, com o propósito de fazer os alunos entenderem os fundamentos e princípios da Química Verde e torná-los capazes de detectar e propor soluções para os problemas relacionados a processos que utilizam ou geram substâncias que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana.

Na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) as aulas de Química Verde são ministradas desde 2004, pelo Prof. Eder João Lenardão. Nas aulas semanais, durante duas horas são tratados temas como: Reagentes e Solventes Alternativos para a Química Limpa os doze princípios da química verde e sua inserção na indústria química, na pesquisa e no ensino. Ao final do curso, espera-se que os estudantes adquiram a capacidade de detectar e propor soluções para problemas relacionados a processos que utilizam ou geram substâncias danosas ao ambiente e também sejam multiplicadores da nova filosofia da Química Verde.

Nas aulas os alunos realizam pesquisas na área, e desenvolvem artigos relacionados aos premiados no Prêmio Presidencial Desafio da Química Verde. No decorrer do semestre, os trabalhos incluem o Desenvolvimento de uma síntese verde para o tolueno, a produção de plásticos usando biotecnologia, síntese verde do taxol, a utilização de biomassa para produção de insumos para a química fina, entre outros diversos assuntos ligados à Química Verde e Sustentável. Além dos artigos, os alunos confeccionam banners com material reciclável, visando o reaproveitamento. 

 

Confira as imagens das apresentações de trabalhos do alunos nos subitens.